Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

A Austrália não fica exatamente onde aparenta estar

Governo anuncia atualização da posição do mapa do país que, por causa de efeitos geológicos, está se deslocando para o norte

O governo da Austrália anunciou que fará uma atualização das coordenadas geográficas do país. O ajuste, anunciam as autoridades, é fundamental para corrigir as distorções entre as representações gráficas dos mapas e os serviços de georeferenciamento – atualmente presentes no dia-a-dia dos cidadãos como em aplicativos que se baseiam nas informações por satélite, como os GPS utilizados no carros. O mapa da Austrália será “empurrado” 1,5 metro para o norte.

A atualização da cartografia australiana se faz necessária por causa da movimentação das placas tectônicas que provocam o descolamento da massa continental promovendo uma movimentação ao norte, com uma ligeira rotação do mapa em sentido horário, conforme revelou hoje o jornal americano The New York Times. Nos últimos 50 anos, a Austrália realizou quatro atualizações de suas coordenadas. A última delas foi em 1994.

Se não corrigido periodicamente, os dados cartográficos do país interferem na precisão dos equipamentos como telefones celulares que precisam combinar os mapas com as informações obtidas por satélites. Essa função é fundamental para alguns jogos e para ferramentas como Waze e o Google Maps, que estão entre os serviços de mapas mais populares entre os usuários.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Rafael Lahude Ritter

    Sydney não é a capital e Australia. A capital chama-se Canberra

    Curtir

  2. Mariana Paes de Paula

    Poxa Veja, colocar na legenda da foto que Sydney é a capital da Austrália ficou feio heim! Tem que se informar melhor!
    Só falou dizer que a capital do Brasil é Buenos Aires, ou a Capital do EUA é Nova York! Kkkkk

    Curtir

  3. Vilmar Silva

    eu não vi eles colocando que Sydney é capital, na legenda diz “SYDNEY, na Autralia

    Curtir

  4. Paulo Roberto Rezende

    Engraçado, não vi escrito em lugar nenhum da matéria que Sidney é a “capital” da Austrália; a legenda diz apenas que a cidade fica no país… Tem gente enxergando chifre em cabeça de cavalo – ou de canguru, sei lá!

    Curtir

  5. Marcelo Ruben Velazquez

    Corrigiram

    Curtir