Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Sylvia Guimarães vence o Prêmio Veja-se na categoria Cultura

A educadora dirige uma organização que distribui livros e incentiva a leitura em comunidades da Amazônia

Por Da redação
Atualizado em 10 dez 2018, 09h19 - Publicado em 12 dez 2017, 21h32

Em cerimônia realizada na noite desta terça-feira no Teatro Santander, em São Paulo, o Prêmio Veja-se reconheceu a educadora Sylvia Guimarães como um ‘espelho do país que queremos’. Ela disputou a vitória na categoria Cultura com Gaudêncio Fidelis, o curador da exposição Queermuseu, e Silvio Frota, empresário que mantém um museu dedicado à fotografia em Fortaleza. O evento contou com o patrocínio da Vivara, da Petrobras, da Água Mineral Ama e da Guardian Glass.

“É um trabalho de formiguinha, e as mudanças têm de começar um dia. O que teria acontecido se há 200 anos os paulistanos tivessem decidido que ter rios limpos é prioridade? O que vai acontecer se a gente decidir hoje que todas as crianças do Brasil merecem ser inundadas de cultura?”, discursou Sylvia após subir ao palco e receber o prêmio das mãos do curador Marcello Dantas e da cantora Claudia Leitte. 

https://www.youtube.com/watch?v=43h71vILgUU

Sobre a trajetória

Sylvia é criadora da Associação Vaga Lume, projeto que se estende por 23 municípios da Amazônia para incentivar o hábito da leitura nas crianças. Com o auxílio de governos locais e voluntários, a educadora cria e mantém bibliotecas com acervo infantojuvenil e ministra cursos para a população.

Continua após a publicidade

https://www.youtube.com/watch?v=y2Y7Vs5ek4Q

“Existem pessoas que conheci no início do projeto que hoje cursam letras e pedagogia. É bom perceber que fizemos diferença na vida delas”, diz Sylvia. Em alguns casos, essa percepção se dá de maneira engraçada. Um dia, um dos voluntários da Associação Vaga Lume foi abordado por uma menina num quilombo do Maranhão que lhe perguntou a respeito de um dos personagens mais lendários da literatura mundial. “Ela olhou para o rapaz e disse: ‘Por acaso você conhece Dom Quixote? Porque eu conheço’.”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.