🔥 Mês do Cliente: Receba 4 Revistas Impressas por apenas R$ 35,90/mês. Aproveite!

‘Nos damos ao luxo de ignorar a realidade do câncer até o momento em que ela nos toca’

Presença na Flip, o português José Luís Peixoto nomeia a doença impronunciável em obra que trata de dor, finitude e luto nas fronteiras entre vida real e ficção

Por Diogo Sponchiato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 3 ago 2026, 12h00 | Atualizado em 3 ago 2026, 18h49
‘Nos damos ao luxo de ignorar a realidade do câncer até o momento em que ela nos toca’ Priorizar nos meus resultados Google

A montanha de José Luís Peixoto começou a ser escalada há mais de 25 anos, quando o premiado escritor português publicou seu primeiro livro, Morreste-me, nascido a partir do luto com a dolorosa perda do pai.

A Montanha, seu mais novo romance publicado no Brasil pela editora Dublinense, parece condensar – e levar às últimas consequências – a obra desse autor que esgarça e descostura as fronteiras entre ficção, realidade, (auto)biografia, delírio e história, aquela com H maiúsculo.

Nestas páginas, pela primeira vez, ele redige, expõe e enfrenta a palavra terrível que também levou seu pai – a inominável doença de Morreste-me. Se a Montanha Mágica do alemão Thomas Mann respirava o ar da tuberculose, a Montanha inadjetivável de Peixoto é aquela em cujas sombras se encontra o câncer.

O Escritor – a figura real e o personagem, assim se embaralham vida e narrativa na arte deste português – é convidado a ouvir e recontar histórias de pacientes com o diagnóstico tratados em um hospital oncológico do Porto. E, entre jovens e velhos, damas e cavalheiros confrontando doenças diferentes e únicas, mas reconhecidas sob um nome idêntico e assustador, é incitado a rever e a incorporar a própria trajetória do pai.

Continua após a publicidade

Mas A Montanha não é apenas um livro sobre câncer. É algo mais próximo de um livro-total, daqueles que falam dos elementos que mais ressoam e calam profundamente na mente humana. Dor, luto, finitude, felicidade, vida… E é um livro-total no sentido de questionar inclusive onde terminam e onde começam a literatura e a experiência real.

Só que, subindo a montanha de José Luís Peixoto, a mesma que nos faz chorar em Morreste-me – não se trata de força de expressão: lendo Morreste-me, me ocorreu algo que nunca havia acontecido em meu percurso de leitor: chorei no instante em que o autor-narrador chora -, já não importa o que é fato ou ficção. Importa que, lá do alto, enxergamos a paisagem, a doença e a vida sob outros ângulos.

Continua após a publicidade
Capa do livro a montanha de José Luís Peixoto, com fundo laranja e um grande triângulo vermelho. O nome do autor e o título estão em letras pretas e azuis
‘A Montanha’, de José Luís Peixoto, Editora Dublinense, 224 páginas (Capa: Dublinense/Reprodução)

Ao escalarmos a montanha ao lado desse Escritor que é pai e filho, fruto de um milagre que só o amor, a arte e a religião podem conceber, ressignificamos palavras, memórias e aspirações. Não me parece um exagero dizer que esse é um livro que pode salvar almas e vidas.

Continua após a publicidade

Com a palavra, José Luís Peixoto.

Há quem diga que um autor está sempre (re)escrevendo o mesmo livro, ainda que seja com abordagens e personagens distintos. Em que medida A Montanha reelabora e completa o ciclo iniciado por Morreste-me? Morreste-me nasceu da própria perda, nasceu dessa urgência. Nesse tempo, a ausência era quase uma presença física, tangível. Num certo sentido, A Montanha relaciona-se com a mesma experiência, mas contempla muitas outras nuances e, por isso, tem outra complexidade. A finitude é um tema importante deste romance, mas existe também a experiência da doença, o confronto com um diagnóstico que é sempre desregulador da visão que alimentamos no dia a dia. Considerando tanto a vida como a morte, nossa e dos outros, creio que este é um livro sobre as grandes questões, sobre a existência, sobre o sentido de viver.

Continua após a publicidade

O que pronunciar e escrever a palavra “câncer” mudou na forma de encarar a doença? Por vezes, há palavras que evitamos pronunciar, como se o silêncio as fizesse deixar de existir. Eu próprio nunca tinha utilizado a palavra “câncer” em qualquer livro meu. Escrevê-la repetidamente, colocá-la em evidência, obrigou-me a retirar-lhe parte desse poder simbólico. Continua a ser uma palavra pesada, evidentemente, mas deixou de ser uma palavra proibida. Acredito que o uso natural dessa palavra contribui para uma série de propósitos desejáveis. Por um lado, tira algum peso aos doentes que têm de confrontar-se com essa palavra, com essa realidade, que precisam de reconhecimento e de apoio da sua comunidade e não de rejeição ou incômodo. Por outro lado, chama a atenção para a circunstância de, hoje, “câncer” já não significar exatamente o mesmo que significava há alguns anos. Hoje, há muito mais gente a sobreviver ou a conviver com a doença. “Câncer” não significa automaticamente “morte”.

Nas suas pesquisas sobre o câncer (ou melhor, os cânceres) e sobre as pessoas diagnosticadas com a doença, o que mais lhe marcou? De fato, no nível clínico e não só, as experiências da doença são muito diversificadas. A notícia do diagnóstico é sempre dura e, em certa medida, traumatizante. Quem tem de lidar com ela vê a sua vida profundamente transformada. Talvez isso seja o que mais me marcou. Enquanto sociedade, nos damos ao luxo de ignorar essa realidade até o momento em que nos toca. E, é quase inevitável, de modo direto ou indireto, o câncer tocar-nos.. A maioria dos doentes, ao receberem o diagnóstico, parecem entrar num mundo novo, receberem uma nova identidade. A percepção mais comum do cotidiano não conta com o câncer, comporta-se como se ele não existisse. Essa negação paga-se caro. O câncer existe, ignorá-lo é injusto para quem lida com ele e deixa-nos totalmente despreparados para quando chegar a nossa vez.

Continua após a publicidade

O Escritor optou por não adjetivar a “montanha” do livro, diferentemente de Thomas Mann. Mas, se tivesse que lhe dar um adjetivo, qual seria? Talvez a caracterizasse como uma montanha interior. Não porque exista apenas na consciência de quem a sobe, mas porque transforma profundamente quem a percorre. Ainda assim, preferiria não lhe dar nenhum adjetivo, como escolhi fazer. Os adjetivos limitam sempre um pouco a abrangência dos substantivos, e eu gostaria que, perante a leitura, cada leitor pudesse descobrir a sua própria montanha.

Entre a vida e a ficção, a realidade e o delírio, no livro (e na mente) o autor incorpora seu “pai”. Terá ele conseguido metamorfosear o luto em algo diverso, difícil de definir mas menos dolorido decerto? O que ele encontra no fim desta jornada? Não acredito que a literatura seja capaz de eliminar a dor. Ainda assim, pode contribuir para organizá-la e, dessa forma, atribuir-lhe um sentido. Essa poderá ser uma importante forma de consolo. A literatura permite trabalhar a relação que temos com a dor, o que não é pouco. As múltiplas dimensões que este livro apresenta são um reflexo da forma como, desde Morreste-me, o primeiro livro que escrevi, e até agora, quase 30 anos depois, tenho lidado com a perda do meu pai. Uma circunstância que, através do pensamento, das emoções e da linguagem, já teve muitas formas e que, atualmente, é inseparável da minha identidade. Hoje, como o narrador afirma no romance, eu sou o meu pai. Esse aparente paradoxo é surreal e, em simultâneo, é absolutamente real. Eu sou ele e, da mesma maneira, ele sou eu.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Banner promocional com fundo verde-escuro. À esquerda, texto em verde-limão O MÊS É DO CLIENTE. e em branco A vantagem de ler as maiores marcas do país é sua.. À direita, uma mão segura um smartphone exibindo um portal de notícias com banner e produtos, e ao lado, uma árvore estilizada em verde-limãoMão segurando um smartphone com aplicativo de notícias exibindo manchetes e produtos, ao lado do texto O MÊS É DO CLIENTE. A vantagem de ler as maiores marcas do país é sua em fundo verde-escuro, com um ícone de árvore no canto superior direito
ECONOMIZE ATÉ 76% OFF

Digital Básico

A notícia em tempo real na palma da sua mão!
Chega de esperar! Informação quente, direto da fonte, onde você estiver.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 5,99/mês
OFERTA MÊS DO CLIENTE

Revista em Casa + Digital Premium

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai por menos de R$ 10,00)
De: R$ 59,99/mês
A partir de R$ 32,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês. Após esse período a renovação será de 118,80/ano (proporcional a R$ 9,90/mês).