Saiba quais são os restaurantes brasileiros premiados pelo Guia Michelin 2025
Cerimônia revelou os estabelecimentos estrelados e, assim como nas edições anteriores, não deu três estrelas. Ranking deste ano teve algumas novidades

No ano em que completa 125 anos de criação, o Guia Michelin 2025 do Brasil, que indica os melhores restaurantes de São Paulo e Rio de Janeiro, deu duas estrelas para cinco estabelecimentos: D.O.M. (SP), Evvai (SP), Lasai (RJ), Oro (RJ) e Tuju (SP)
Quatro novos restaurantes receberam uma estrela Michelin: Casa 201 (RJ), Kanoe (SP), Oseille (RJ) e Ryo Gastronomia (SP).
Além das estrelas, cinco novos estabelecimentos entraram para a categoria Bib Gourmand, que equilibra qualidade e preço acessível: A Casa do Porco, Cepa, Clandestina, Jacó e Manioca da Mata, todos de São Paulo.
Tuju, A Casa do Porco, Corrutela, os três de São Paulo, receberam a estrela verde, que destaca iniciativas de sustentabilidade. Não se trata de uma estrela adicional, mas um reconhecimento que pode ser atribuído a qualquer restaurante indicado
A seleção de 2025 apresentou algumas mudanças. O Oteque, no Rio de Janeiro, que tinha duas estrelas no ano passado, neste ano só tem uma. E A Casa do Porco perdeu sua única estrela e agora tem apenas a Estrela Verde.
Outros prêmios também foram divulgados. Iago Jacomussi, do Jacó, foi escolhido Chef Revelação. O maitre Rodrigo Cavalcante, do Tuju, recebeu o prêmio de hospitalidade. Marcelo da Fonseca Lopes Costa, do Evvai, foi escolhido o sommelier do ano.
A cerimônia aconteceu nesta segunda-feira, 12, em São Paulo, no hotel Rosewood, com apresentação de Didi Wagner.
O Guia Michelin Brasil, com indicações de São Paulo e Rio de Janeiro, começou a ser publicado em 2015. Teve edições anuais até uma pausa em 2020, provocada pela pandemia de Covid-19. Depois de alguns anos, o Guia retomou a publicação no Brasil no ano passado, em uma festa no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.
Além das cobiçadas estrelas, o Guia Michelin indica as casas que recebem o selo Bib Gourmand, pela relação entre qualidade e preço, as Estrelas Verdes, que destacam iniciativas de sustentabilidade, e os estabelecimentos indicados pelo guia. A avaliação é feita por um corpo de jurados independentes e leva em conta cinco critérios: qualidade dos ingredientes, harmonia dos sabores, domínio das técnicas culinárias, personalidade da cozinha e consistência ao longo do tempo.
Confira os principais prêmios:
Duas estrelas:
D.O.M. (SP)
Evvai (SP)
Lasai (RJ)
ORO (RJ)
Tuju (SP)
Uma estrela:
Casa 201 (RJ)*
Cipriani (RJ)
Fame Osteria (SP)
Huto (SP)
Jun Sakamoto (SP)
Kan Suke (SP)
Kanoe (SP)*
Kazuo (SP)
Kinoshita (SP)
Kuro (SP)
Maní (SP)
Mee (RJ)
Murakami (SP)
Oizumi Sushi (SP)
Oseille (RJ)
Tangará Jean-Georges (SP)
Estrela Verde
A Casa do Porco
Corrutela
Tuju
Bib Gourmand São Paulo
A Baianeira
A Baianeira – MASP
A Casa do Porco
AE! Cozinha
Balaio IMS
Banzeiro
Barú Marisqueria
Bistrot de Paris
Brasserie Victoria
Capim Santo
Cepa
Clandestina
Cora
Corrutela
Cuia
Ecully
Fitó
Jacó
Komah
Kotori
Le Bife
Manioca
Manioca da Mata
Mocotó
Mocotó Vila Leopoldina
NOMO
Petit Gastronomia
Più Higienópolis
Più Pinheiros
Shihoma Pasta Fresca
The Kith
Tordesilhas
Zena Cucina
Bib Gourmand Rio de Janeiro
Artigiano
Brota
Didier
Maria e o Boi
Miam Miam
Pici Trattoria
Sult
A lista completa com 149 restaurantes pode ser conferida no site oficial do Guia Michelin Brasil.