Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Zenit faz valer o mando de campo e vence o Shakhtar Donetsk

Sem tomar grandes sustos durante todo o jogo, o Zenit se portou bem em campo e conseguiu uma importante vitória por 1 a 0 sobre o Shakhtar Donetsk, nesta terça-feira, no Pretrovski Stadion, em mais um jogo válido pela Liga dos Campeões. Com um gol marcado no fim do primeiro tempo, os russos administraram a vantagem durante a segunda etapa e anularam o poder ofensivo de seu adversário durante os 90 minutos de jogo.

Apesar de começar a partida empurrado por sua torcida, o Zenit não conseguiu corresponder às expectativas dos russos e fez um começo de jogo muito fraco tecnicamente. Errando muitos passes no meio-campo, a equipe não conseguia chegar com qualidade ao ataque e esbarrava na sólida zaga dos ucranianos.

Entretanto, aos 30 minutos do primeiro tempo, o time esboçou uma melhora na partida e não abriu o placar por pouco. Os anfitriões só não marcaram porque o goleiro Rybka fez duas brilhantes defesas. O arqueiro salvou o chute de Denisov com o pé e, no rebote, espalmou o arremate de Zyryanov.

O atacante Danny era o jogador que mais criava lances de ataque para os donos da casa, enquanto os ucranianos permaneciam apáticos no jogo. O português foi responsável por um belo cruzamento aos 40 minutos, que achou Bukharov dentro da área. O centroavante cabeceou bem, mas Rybka apareceu novamente para espalmar a bola pela linha de fundo.

Mesmo com a boa atuação de seu goleiro, o Shakhtar não conseguiu conter o ímpeto do Zenit e sofreu o gol aos 46 minutos. Fayzulin bateu escanteio pela direita e Lombaerts se adiantou aos zagueiros para cabecear rasteiro e finalmente vencer Rybka.

Após o intervalo, os donos da casa voltaram mais contidos e não esboçaram nenhuma investida perigosa à meta ucraniana. Já os visitantes entraram mais ligados que no primeiro tempo, mas a falta de qualidade no setor de criação da equipe prejudicou uma reação consistente no jogo.

A única chance real de gol da segunda etapa de jogo aconteceu aos 13 minutos, quando Srna acertou um chute de fora da área que assustou o goleiro Malafeev, mas que acabou saindo por cima do travessão.

Com o resultado, o Zenit passa a ser o líder provisório do Grupo G, já que APOEL e Porto ainda entrarão em campo nesta quarta-feira. Os russos agora somam sete pontos, enquanto o Shakhtar Donetsk se afundou ainda mais na Liga dos Campeões e permanece na lanterna, com apenas dois.