Clique e assine com até 92% de desconto

Zanardi sofre grave acidente e é levado ao hospital de helicóptero

Ex-piloto de F1 disputava uma prova de ciclismo paralímpico quando se chocou contra um caminhão

Por Da Redação Atualizado em 19 jun 2020, 17h32 - Publicado em 19 jun 2020, 13h48

O atleta italiano Alessandro Zanardi, ex-piloto de Fórmula 1 e Fórmula Indy e campeão paralímpico, se envolveu em um grave acidente nesta sexta-feira, 19, ao chocar-se contra um caminhão quando disputava uma prova de bicicletas adaptadas na cidade de Pienza, na província de Siena, na Itália.

Ele foi levado de helicóptero a um hospital e segundo informações de jornais italianos como a Corriere della Sera, seu estado é gravíssimo, com suspeitas de politraumatismo. Zanardi passou por uma neurocirurgia por volta das 21h30 locais (16h30 de Brasília) e segue internado na UTI do hospital Le Scotte, em Siena.

Zanardi, de 53 anos, competia em uma das etapas do Objetivo Tricolor, um campeonato de atletas paralímpicos em bicicletas de mão, bicicletas ou cadeiras de rodas olímpicas. Segundo Mario Valentini, técnico da seleção italiana da modalidade, o acidente aconteceu em uma descida, quando Zanardi perdeu o controle, capotou e invadiu a pista oposta. “Foi terrível”, resumiu ao Corriere della Sera.

Horas antes do acidente, a BMW havia anunciado o retorno do atleta biamputado às pistas, para a etapa de de Monza do Campeonato Italiano de GT.

  • O italiano estreou na Fórmula 1 em 1991, sem grande sucesso por Jordan, Minardi e Lotus. Se tornaria uma estrela do automobilismo nos Estados Unidos, ao conquistar os títulos da Indy em 1997 e 1998 pela Ganassi, antes de retornar à F1 para uma passagem apagada pela Williams.

    Em 2001, de volta à Indy, Zanardi sofreu um chocante acidente que mudou sua vida na etapa da Alemanha, em Lausitzring: após rodar e bater no muro, ficou parado no meio da pista e foi atingido em cheio pelo carro do canandense Alex Tagliani. Suas duas pernas tiveram de ser amputadas acima do joelho. 

    O italiano, então, iniciou uma belíssima história de superação, tornando-se uma estrela do ciclismo paralímpico, com diversos títulos de maratonas importantes como Nova York, Veneza e Roma, além de quatro medalhas de ouro e duas de prata em Jogos Paralímpicos, em Londres-2012 e Rio-2016.

    O atleta italiano Alex Zanardi durante a final do ciclismo paralímpico de estrada masculina, categoria H5, no Pontal - 14/09/2016
    O atleta italiano Alex Zanardi durante a final do ciclismo paralímpico de estrada masculina, categoria H5, no Pontal – 14/09/2016 Jason Cairnduff/Reuters

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade