Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Yelena Isinbayeva cansa das férias e volta com fome de títulos

Recordista mundial do salto com vara traça novas metas para a carreira

A russa Yelena Isinbayeva já traçou as metas na sua volta às competições. Depois de revelar que cansou da “vida normal”, sem a rotina de treinos e competições de um atleta de alto nível, a recordista mundial do salto vara planeja conquistar mais uma medalha de ouro na Olimpíada de Londres, em 2012, outra no Mundial de Atletismo, em 2013, e também continuar aumentando sua marca – que hoje está em 5,06m. “Eu gostaria de continuar no esporte enquanto for possível”, disse a atleta de 28 anos.

Isinbayeva anunciou o afastamento em abril, depois não subir no pódio no Mundial Indoor, meses depois de fracassar no Mundial de Berlim, quando errou os três saltos que fez. Na época, a russa disse que precisava dar um tempo, porque seu corpo estava cansado. Ao anunciar o retorno, disse que cansou da rotina longe das pistas. “Competindo todos esses anos, eu perdi a vida normal que as outras jovens mulheres vivem. Agora que eu vi, posso dizer que a vida normal é muito chata”, disse.

Descansada, a única mulher a superar os 5m no salto com vara garante que voltará aos melhores tempos. “Me sinto como uma nova pessoa e tenho que provar que posso voltar a começar do zero, que posso ser a melhor novamente. Estou faminta”, disse. A previsão é que ela esteja em ação no começo de 2011.

As adversárias que se cuidem. Entre elas, a brasileira Fabiana Murer. Campeã no Mundial Indoor em que Isinbaeva fracassou, Fabiana está perto de outra conquista no salto com vara. Nesta quinta-feira, disputa a última etapa da Liga de Diamante, competição que soma pontos a cada etapa e premia os melhores ao final. A brasileira lidera o ranking da Liga, com 15 pontos, cinco a mais do que a russa Svetlana Feofanova, bronze nos Jogos de Pequim. Fabiana também tem a segunda melhor marca da prova na temporada, 4.85m, atrás da americana Jennifer Suhr, com 4,89m.