Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Xavi defende Neymar de críticas: ‘Será o melhor do mundo’

Meia de 35 anos afirma que o atacante brasileiro vai ser o sucessor de Messi no Barcelona

Neymar voltou a chamar a atenção na Europa não apenas por seu futebol (marcou um gol na vitória que deu o título da Copa do Rei ao Barcelona no sábado), mas também por se envolver em confusão. No fim da partida contra o Athletic Bilbao no Camp Nou, já com o triunfo assegurado, o atacante brasileiro deu uma carretilha que enfureceu os atletas rivais. O lance foi considerado um deboche desnecessário até mesmo por alguns colegas de equipe e pelo treinador do Barça, Luis Enrique. No entanto, nesta segunda-feira, Neymar teve seu estilo de jogo defendido por um dos atletas mais respeitados do futebol espanhol, o meia Xavi Hernández.

Leia também:

Messi e Neymar marcam e Barcelona fatura Copa do Rei

Xavi Hernández: o adeus de um símbolo do Barcelona

Santos processa Neymar e Barcelona por transferência

As exigências de Messi para a Copa América

“Neymar tem uma personalidade incrível. Eu sabia que ele era famoso no Brasil, sabia que era um jogador do mais alto nível, mas ele continua sendo muito humilde e tem uma boa influência em nosso vestiário”, afirmou o capitão do Barcelona ao site da Uefa, sem citar especificamente o episódio da lambreta. Foi justamente Xavi quem pegou Neymar pelo braço e evitou que os atletas do Athletic o agredissem após o drible no lateral Unai Bustinza.

Xavi, que deixará o Barcelona ao fim da temporada após 17 anos como profissional, acredita, inclusive, que Neymar será o sucessor de Lionel Messi no Camp Nou quando o argentino se aposentar. “Ele é tão bom que, quando Messi parar, será seu substituto. Será o melhor jogador do mundo, não tenho nenhuma dúvida”, disse o meia de 35 anos.

Xavi, no entanto, voltou a classificar Messi como “o melhor jogador da históra” e disse que se surpreende a cada dia com as maravilhas do craque nascido em Rosário. “Messi é o menor em estatura, mas provavelmente o melhor, inclusive no jogo aéreo. Não vou dizer nada novo sobre ele. O que Leo conseguiu é incrível. É inclusive o melhor defensor. Quando ele pressiona o lateral, muitas vezes ganha o duelo. É o melhor em tudo o que faz.” Xavi, Messi e Neymar podem fechar a temporada com o título da Liga dos Campeões. Neste sábado, a equipe espanhola enfrenta a Juventus na decisão em Berlim, na Alemanha.

(Da redação)