Clique e assine com 88% de desconto

Wilson vence no Texas na Indy e Helinho fica em 7.º

Por Da Redação - 10 jun 2012, 10h34

Por AE

Fort Worth – O inglês Justin Wilson faturou de forma surpreendente a vitória da etapa do Texas da Fórmula Indy, em prova encerrada no final da noite deste sábado, em Fort Worth. Depois de largar apenas da 19.ª posição, o piloto da equipe Dale Coyne acabou beneficiado por uma boa estratégia adotada pela sua equipe e também por um erro do norte-americano Graham Rahal, da Ganassi, na penúltima volta da prova, na qual bateu levemente no muro e acabou abrindo caminho para o britânico ultrapassar e partir para a vitória.

No fim, Rahal terminou ainda com a segunda colocação, enquanto o terceiro lugar no pódio foi conquistado pelo australiano Ryan Briscoe, da Penske. Wilson, por sua vez, triunfou pela primeira vez em um circuito oval e obteve a terceira vitória de sua carreira na Indy.

Rahal se viu muito próximo de conquistar a sua primeira vitória na categoria desde 2008, mas o erro cometido em uma das curvas na rápida pista texana lhe custou caro. Antes de errar, ele havia assumido a liderança da prova a 28 voltas do fim, quando ultrapassou Briscoe.

Publicidade

O melhor brasileiro na prova deste sábado foi Hélio Castroneves, da Penske, que conquistou o sétimo lugar depois de ter largado da 16.ª posição. O seu compatriota Tony Kanaan, da KV, ficou em 11.º depois de ter iniciado a corrida do sétimo posto do grid.

Já Rubens Barrichello, companheiro de equipe de Kanaan, enfrentou problemas mecânicos e sequer conseguiu largar, naquela que foi apenas a sua segunda prova em um circuito oval. Ele havia estreado neste tipo de pista nas 500 Milhas de Indianápolis e desta vez apenas deu algumas voltas no circuito texano já no final da corrida, na qual amargou a 24.ª e penúltima posição. Ele só ficou à frente da suíça Simona de Silvestro, que também enfrentou problemas e não conseguiu largar.

Entre os principais pilotos do grid, o australiano Will Power, da Penske, conquistou a oitava posição no Texas e com o resultado segue na liderança da Indy, com 256 pontos. A segunda posição, com 220, é do neozelandês Scott Dixon, que foi apenas o 18.º colocado neste sábado. Já o canadense Alex Tagliani, que largou da pole, terminou a corrida apenas em nono e aparece na modesta 23.ª posição no geral, com 102 pontos.

Castroneves, por sua vez, ficou no quarto posto da classificação geral, com 203 pontos, apenas cinco atrás do canadense James Hinchcliffe, quarto colocado na prova realizada em Fort Worth. Kanaan é o nono, com 160, e Barrichello figura em 17.º, com 118.

Publicidade

A etapa seguinte da Fórmula Indy será realizada no próximo sábado, no circuito oval de Milwaukee, nos Estados Unidos, onde Barrichello tentará retomar o bom desempenho apresentado nas 500 Milhas de Indianápolis, onde terminou em 11.º e foi eleito o melhor estreante da tradicional prova.

Confira como ficou a classificação da etapa do Texas da Fórmula Indy:

1) Justin Wilson (ING/Dale Coyne), 228 voltas

2) Graham Rahal (EUA/Ganassi), a 3s920

Publicidade

3) Ryan Briscoe (AUS/Penske), a 5s862

4) James Hinchcliffe (CAN/Andretti), a 10s451

5) JR Hildebrand (EUA/Panther), a 18s775

6) Simon Pagenaud (FRA/Sam Schmidt), a 21s883

Publicidade

7) Hélio Castroneves (BRA/Penske), a 1 volta

8) Will Power (AUS/Penske), a 1 volta

9) Alex Tagliani (CAN/Bryan Herta), a 1 volta

10 James Jakes (ING/Dale Coyne), a 1 volta

Publicidade

11) Tony Kanaan (BRA/KV), a 1 volta

12) Ed Carpenter (EUA/Carpenter), a 1 volta

13) Josef Newgarden (EUA/Fisher Hartman), a 2 voltas

14) Dario Franchitti (ESC/Ganassi), a 3 voltas

Publicidade

15) Katherine Legge (ING/Dragon), a 4 voltas

16) Mike Conway (ING/Foyt), a 4 voltas

17) Marco Andretti (EUA/Andretti), a 6 voltas

18) Scott Dixon (NZL/Ganassi), abandonou

Publicidade

19) Ernesto Viso (VEN/KV), abandonou

20) Oriol Servia (ESP/Panther), abandonou

21) Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti), abandonou

22) Takuma Sato (JAP/RLL), abandonou

Publicidade

23) Charlie Kimball (EUA/Ganassi), abandonou

24) Rubens Barrichello (BRA/KV), não largou

25) Simona de Silvestro (SUI/HVM), não largou

Publicidade