Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Volt, o carro elétrico da GM

VEJA foi a Detroit, capital da indústria automotiva americana, para testar a aposta da General Motors para o futuro dos automóveis

Por Silvio Nascimento Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 mar 2018, 13h53 - Publicado em 23 out 2010, 10h29

De todas as opções de combustível limpo para automóveis sendo testadas, até o momento a mais “real” é a eletricidade. Duas das maiores montadoras do mundo, Nissan e General Motors, começam a vender seus modelos – Leaf e Volt, respectivamente -, no início de novembro nos Estados Unidos. O carro movido a bateria não emite som, não tem escapamento e reserva algumas surpresas ao ser conduzido. Como o planeta deve ser regido mesmo por novas fontes de energia automotiva, VEJA esteve em Detroit para acompanhar o lançamento do Volt e testou, com exclusividade, o novo modelo pelas ruas e estradas da cidade.

O carro é macio, silencioso, dá uma estranha sensação nos primeiros minutos – parece que não está “ligado”- mas funciona bem. O motor é rápido, responde imediatamente às aceleradas, tem boa dirigibilidade e é controlado quase que totalmente por chips. E, se você acha que é difícil usar todas as funções de um smartphone, então, prepare-se para o Volt. Para tirar proveito do que o carro oferece é preciso abusar das programações no computador de bordo. Descubra mais detalhes do novo carro da GM no vídeo:

 

A montadora adotou uma opção para que o carro não deixe o motorista na mão em longos trajetos – a bateria tem autonomia somente para 80 quilômetros: o Volt tem um “modo de autonomia estendida”, em que um motor a gasolina entra em funcionamento quando a bateria acaba e gera energia para o motor elétrico funcionar por mais 500 quilômetros. O princípio é o mesmo dos geradores usados em edifícios que fazem funcionar luzes e elevadores, quando a eletricidade acaba. Acesse o infográfico para saber mais sobre o funcionamento do carro:

Volt, GM, General Motors, carro elétrico, Detroit, test-drive, exclusivo

O Volt custa 41.000 dólares, mas tem incentivo federal de 7 500 dólares, então, seu preço final será cerca de 59 000 reais. No Brasil, com impostos e frete, o novo modelo saíria por volta de 150 000 reais, motivo para a GM descartar, pelo menos por enquanto, a importação do veículo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.