Clique e assine com até 92% de desconto

Vettel crava a pole nos EUA; Massa larga apenas em 14º

Tetracampeão da categoria, alemão desbanca companheiro de equipe nos últimos minutos. O desafio, agora, é quebrar o recorde de Michael Schumacher

Por Da Redação 16 nov 2013, 16h33

O alemão Sebastian Vettel, da equipe Red Bull, conquistou neste sábado a pole position para o Grande Prêmio dos Estados Unidos. Para largar na primeira colocação da prova, marcada para as 17 horas de domingo (de Brasília), o piloto tetracampeão da categoria desbancou o australiano Mark Webber, seu companheiro na escuderia austríaca. O francês Romain Grosjean (Lotus) completou o grupo dos três primeiros. O brasileiro Felipe Massa foi apenas o 14º mais rápido.

O alemão Nico Hulkenberg (Sauber) fez o quarto melhor tempo, logo à frente do britânico Lewis Hamilton (Mercedes). Já o espanhol Fernando Alonso (Ferrari), único capaz de duelar com Vettel durante parte do campeonato, conquistou apenas a sexta colocação do grid.

Com o tetra conquistado de forma antecipada, Vettel luta para superar o recorde de sete vitórias consecutivas estabelecido pelo também alemão Michael Schumacher em 2004. Se ganhar nos Estados Unidos e no Brasil, ele ainda iguala os 13 triunfos em um único campeonato logrados pelo compatriota na mesma temporada.

O brasileiro Felipe Massa (Ferrari), em suas últimas corridas pela escuderia italiana, teve um rendimento abaixo do esperado e conseguiu somente o 15º tempo, mas ganhará uma posição no grid em função de uma punição ao britânico Jenson Button (McLaren).

O alemão Nico Rosberg (Mercedes), um dos únicos quatro pilotos que fizeram pole positions em 2013, também decepcionou no treino classificatório. Ele alcançou um inexpressivo 14º posto e, assim como Felipe Massa, ganhará uma punição graças a Button.

O Grande Prêmio dos Estados Unidos, marcado para as 17 horas deste domingo, será a penúltima etapa do campeonato de 2013, já vencido por Vettel. A etapa do Brasil da Fórmula 1 está marcada para o próximo dia 24 de novembro, no Autódromo de Interlagos.

(Com agência Gazeta Press)

Continua após a publicidade
Publicidade