Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vettel conquista a ‘pole’ em Valência; Massa sai em 13º

O piloto alemão Sebastian Vettel (Red Bull) conquistou neste sábado a pole position do Grande Prêmio da Europa, que será disputado no domingo em Valência, na frente do britânico Lewis Hamilton (McLaren) e do venezuelano Pastor Maldonado (Williams).

O bicampeão mundial e vencedor das últimas duas edições do Grande Prêmio da Europa de Fórmula 1 marcou o melhor tempo nos últimos segundos da terceira e definitiva sessão de classificação (Q3) para a corrida que será disputada no domingo.

Com os 10 minutos do Q3 esgotados, o melhor tempo era do venezuelano Pastor Maldonado, mas tanto Vettel quanto Hamilton ainda estavam na pista, e podiam, portanto, lançar uma última tentativa para conquistar a “pole”, melhorando ambos o tempo do piloto da Williams.

Maldonado, vencedor do Grande Prêmio da Espanha neste mesmo ano, sua primeira vitória na Fórmula 1, precisou se contentar, então, com a terceira posição, e sairá na segunda fila do grid de largada junto ao francês Romain Grosjean (Lotus).

Com uma volta quase perfeita, Vettel conseguiu percorrer o traçado de Valência em 1:38.086, mais de três décimos melhor em comparação com o tempo marcado por seus dois principais rivais na luta pela “pole”.

“Buscamos nossa oportunidade no final e funcionou. Será mais difícil prever o nome do vencedor no domingo que os resultados da Eurocopa de futebol”, ironizou o jovem piloto alemão, que já saiu na “pole” nesta temporada no Bahrein e no Canadá, e soma 33 em sua carreira.

Terceiro na classificação provisória do campeonato mundial de Fórmula 1, Vettel estará acompanhado na primeira fila do grid pelo atual líder, o britânico Lewis Hamilton.

Já o espanhol Fernando Alonso ficou fora da luta pela “pole” em Valência ao marcar apenas o 11º melhor tempo na Q2 e ser eliminado (apenas os 10 melhores tempos disputam a Q3).

Os brasileiros Felipe Massa (Ferrari) e Bruno Senna (Williams) e o mexicano Sergio Pérez (Sauber) tampouco conseguiram se classificar entre os 10 melhores pilotos que lutaram pela “pole”, classificando-se em 13º, 14º e 15º, respectivamente.

O Grande Prêmio da Europa de Fórmula 1, oitava prova pontuável para o campeonato mundial da categoria, será disputado no domingo às 14h00 locais (09h00 de Brasília) no circuito urbano de Valência.