Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Vettel chega em sexto e garante o tricampeonato na F1

Jenson Button venceu em Interlagos e Fernando Alonso foi segundo. Massa chegou em 3º

Por Da Redação 25 nov 2012, 15h07

O alemão Sebastian Vettel, de 25 anos, tornou-se hoje o mais jovem piloto tricampeão da Fórmula 1. Ele agora empata em número de títulos com os brasileiros Nelson Piquet e Ayrton Senna, o australiano Jack Brabham, o britânico Jackie Stewart e o austríaco Niki Lauda. Só têm mais títulos que eles o alemão Michael Schumacher (sete), o argentino Juan Manuel Fangio (cinco) e o francês Alain Prost (quatro).

Leia também:

Sebastian Vettel: o novo Michael Schumacher?

Massa se emociona com pódio e promete 2013 melhor

Mas não foi fácil garantir o seu terceiro campeonato. Esta última prova de 2012 deu mais trabalho aos dois pilotos que brigavam pelo título – Vettel e o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari – que toda a temporada. A prova de Interlagos terminou com carro de segurança em pista, com Jenson Button na ponta, seguido por Fernando Alonso, Felipe Massa, Mark Webber, Nico Hulkerberg e Sebastian Vettel, que garantiu o troféu por apenas 3 pontos de diferença.

Chuva – O domingo amanheceu nublado e começou a garoar minutos antes da largada. Vettel entrou na última etapa com 13 pontos de vantagem sobre Alonso. Assim, bastava conseguir um quarto lugar na etapa do Brasil para ser campeão, independentemente do resultado do rival. Mas o alemão levou um susto logo na largada, quando bateu em Bruno Senna e caiu para a última colocação. Por sorte, o carro da Red Bull não sofreu grande avaria e ele pode fazer uma corrida de recuperação.

Nas últimas voltas, mesmo com a pista cada vez mais escorregadia pela chuva insistente, Vettel conseguiu ultrapassar Schumacher e assumiu a sexta colocação, suficiente para assegurar a conquista do campeonato com tranquilidade. Alonso, por sua vez, lutou como pode para ultrapassar o líder Button, o que lhe daria o título, mas terminou mesmo na segunda posição. Assim, o alemão da Red Bull pode comemorar no molhado circuito de Interlagos o tricampeonato da Fórmula 1.

Temporada – Para chegar ao título neste domingo, Vettel conseguiu uma incrível arrancada na reta final da temporada. Até a 13ª das 20 etapas do calendário, ele tinha conseguido ganhar apenas uma prova, no Bahrein. Mas então somou quatro vitórias seguidas (Cingapura, Japão, Coreia do Sul e Índia) e ultrapassou Alonso na liderança do campeonato, mantendo a primeira colocação para confirmar a conquista agora no Brasil.

Continua após a publicidade

Publicidade