Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Velejadores brasileiros treinam na raia dos Jogos Olímpicos de 2012

Por Da Redação - 19 jun 2012, 14h58

Em fase de preparação para os Jogos Olímpicos de Londres, os velejadores brasileiros iniciam mais um período de treinos na raia de Weymouth, mesmo local em que será realizada a disputa olímpica a partir de 27 de julho. Fernanda Oliveira/Ana Barbachan (470), Ricardo WinickiBimba (RS:X), Bruno Fontes (Laser) e Robert Scheidt/Bruno Prada (Star) terão a chance de ajustar as embarcações ao lado da comissão técnica, fazer treinos com sparrings e simular situações de regatas.

Medalhista de bronze ao lado de Isabel Swan nos Jogos Olímpicos de Pequim, Fernanda Oliveira exaltou a chance de participar dos treinos em Weymouth, que, recentemente, sediou o Skandia Sail for Gold.

‘Será um período que teremos oportunidade de testar mais uma vez as raias. Teremos tempo de treinar para ajustar o barco nas condições locais, e isso é muito importante. Quanto mais velejarmos lá, maior será a chance de estarmos a vontade durante as regatas nos Jogos’, disse. ‘Ainda é cedo para sentir o clima de Olimpíada, mas o tempo voa. Procuro não pensar muito nisso. O fato de competirmos fora de Londres, acredito, é muito positivo, e estamos acostumadas com Weymouth, uma cidade tranqüila’, completou.

Acompanhada pelo técnico Paulo Ribeiro, Oliveira destacou o fato de a maioria de suas adversárias também participarem do período de treinos na raia inglesa. Além disso, a velejadora elogiou a possibilidade dos próprios treinadores organizarem algumas regatas ao longo dos próximos dias.

Publicidade

‘Precisamos acertar o barco e ainda definir uma vela. É difícil estar 100%, sempre achamos que ainda falta intensificar alguma coisa, mas o importante é darmos o nosso máximo até o final do período de treinos’, explicou.

Por último, a atleta brasileira ressaltou o equilíbrio existente entre as atletas da classe 470. ‘Os resultados das 12 primeiras são muito parecidos e todas as duplas certamente podem conquistar boas marcas. Quem tiver uma semana mais inspirada estará na frente’, encerrou.

Quem também comentou sobre o período de treinos na Inglaterra foi Bruno Prada, que ao lado do bicampeão Robert Scheidt, conquistou a medalha de prata na classe Star nos Jogos de Pequim, em 2008. ‘Vamos fazer ajustes finais de equipamentos, principalmente as velas, treinamentos intensos na área da medal race, além de treinos físicos e de manobras. As duplas da França, Dinamarca e Suécia estarão conosco em Weymouth’, finalizou.

Já o bicampeão dos Jogos Pan-Americanos na classe RS:X, Bimba, contará com o apoio treinador Fernando Pasqualin nas atividades em Weymouth. Bruno Fontes, um dos melhores do ranking na Laser, viajará a Inglaterra com seu técnico, Bruno Di Bernardi.

Publicidade