Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Velejadoras brasileiras terminam Mundial 470 entre as dez primeiras

O Brasil foi representado no Mundial 470 de vela, em Barcelona, na Espanha, neste sábado, com duas duplas entre as dez primeiras colocadas. Martine Grael e Isabel Swan foram as oitavas. Já as representantes do país nas Olimpíadas de Londres, as gaúchas Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, finalizaram em nono. O título fcou com as britânicas Hannah Mills e Saskia Clark.

‘As condições desse Mundial foram bastante difíceis para todos. Foi uma competição longa e desgastante’, analisou Oliveira. Classificada para Londres, a velejadora aproveitou a competição como treinamento. ‘Países disputavam as últimas vagas para os Jogos Olímpicos e isso elevou a tensão durante as regatas. Quem estava com a vaga assegurada, buscou aprimoramento do trabalho, ajustes técnicos e conclusões sobre equipamentos’.

Fernanda Oliveira e Ana Barbachan tiveram como principal característica a regularidade na competição, elas ficaram de fora do top dez em apenas um prova. ‘Saímos daqui cientes de que ainda precisamos melhorar, porém satisfeitas. Além de conseguir finalizar alguns testes no barco e nas velas e alinhar pontos técnicos importantes, superamos em algumas regatas decisivas e nos classificamos para a medal race’, celebrou Fernanda Oliveira.

O próximo desafio das atletas será a Skandia Sail For Gold, que ocorre a partir do dia 29 deste mês em Weymouth, na mesma raia que serão disputadas as regatas olímpicas. A categoria 470 foi responsável pela primeira medalha brasileira em Olimpíadas pela vela feminina, em 2008, na China, com Fernanda Oliveira ao lado de Isabel Swan.