Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vasco pode sofrer desmanche após eliminação na Libertadores

O gol marcado pelo volante Paulinho no fim do jogo de quarta-feira, que colocou o Corinthians na semifinal da Copa Libertadores, pode ter feito mais estragos no Vasco além da eliminação no torneio continental. Isso porque o Cruzmaltino passou a conviver a partir do apito final do árbitro com o risco de sofrer um desmanche que pode prejudicar bastante o desempenho do time no Campeonato Brasileiro. Muitos atletas podem ser envolvidos em negociações, até então em período de espera por conta da participação da equipe na Libertadores.

Fora das semifinais da Libertadores e com receita reduzida, a queda diante do Corinthians foi um duro golpe no planejamento da equipe para esta temporada. Prioridade da diretoria desde o início do ano, o título da competição era visto como o ressurgimento do clube no futebol nacional e motivou pesados investimentos. Mesmo sem contratações de destaque, o clube desembolsou grande quantia em dinheiro para manter a base de 2011 e driblar problemas financeiros na hora de arcar com os vencimentos do elenco.

Antes mesmo de ser eliminado o Vasco já tinha negociado o meia Allan com a Udinese, da Itália. Sem dinheiro em caixa, o clube pode não conseguir adquirir em definitivo os direitos federativos do volante Fellipe Bastos e do atacante Eder Luis, ambos ligados ao Benfica, de Portugal. O Palmeiras está de olho na transação e disposto a investir nos dois nomes.

Outro que pode sair é o lateral direito Fagner, que já não tem muito clima em São Januário. O atleta se considera desvalorizado no clube e vê com bons olhos uma saída. O meia Diego Souza, marcado por ter perdido um gol feito diante do Corinthians, também pode sair de São Januário, uma vez que está na lista de reforços do Grêmio.

O zagueiro Dedé também só esteve garantido em São Januário enquanto durou a participação do Vasco na Libertadores. O jogador é a principal possibilidade de o clube fazer um bom dinheiro e sanear algumas despesas emergenciais. Ele está nos planos de grandes clubes europeus, como a Juventus, da Itália, e passou a ser muito valorizado com as convocações para a Seleção Brasileira.

Outro zagueiro com situação indefinida é Renato Silva, cujo contrato se encerra no próximo mês. Nesse caso, porém ,o Vasco já se movimentou e estaria perto de acertar a renovação do compromisso.

Quando o assunto é comissão técnica, Cristóvão Borges, que vem sendo hostilizado pelos torcedores, também pode não resistir a tropeços nos próximos jogos. Ao ser abordado sobre o assunto, o técnico fez questão de lembrar que o ano está apenas começando para o Vasco. O treinador vê o revés como algo normal no decorrer de uma longa temporada e projetou a manutenção de seu trabalho com um foco diferente. Agora, o comandante quer se livrar do ‘fantasma do vice-campeonato’ que ronda São Januário e conquistar o título do Campeonato Brasileiro.

Com este objetivo em vista, o Vasco tentará dar o seu próximo passo neste sábado, às 18h30(de Brasília), em São Paulo (SP), onde vai enfrentar a Portuguesa, no Canindé, buscando a sua segunda vitória na competição. Na primeira rodada, o Cruz-Maltino entrou em campo com um time misto e superou o Grêmio por 2 a 1, com gols marcados por Fellipe Bastos e Alecsandro.