Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vasco e Fluminense, dois grandes clubes do Rio, caem para a 2ª divisão

Tricolor carioca é rebaixado um ano após ser campeão da séria A. Time de São Januário volta à série B cinco anos depois de vencer a disputa

Pela primeira vez, dois grandes clubes do Rio de Janeiro caíram para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro no mesmo ano. Vasco e Fluminense foram rebaixados para a série B neste domingo. Eles se juntaram a Náutico e Ponte Preta, que já haviam caído em rodadas anteriores, como os times com as quatro piores campanhas na temporada de 2013.

O Vasco voltará a disputar a série B em 2014 cinco anos depois de ter vencido a competição, em 2009, depois do rebaixamento em 2008. O time de São Januário foi goleado neste domingo: perdeu por 5 a 1 para o Atlético-PR em Joinville (SC), em uma partida marcada pela barbárie promovida por torcidas organizadas nas arquibancadas do estádio. O alvinegro carioca somou apenas 44 pontos nas 38 partidas da disputa nacional e terminou em 18º, a antepenúltima colocação.

O Fluminense será o primeiro campeão brasileiro a ser rebaixado para a série B um ano depois de levar o título da série A. Com uma campanha irregular, o tricolor das Laranjeiras venceu o Bahia por 2 a 1 na Fonte Nova, em Salvador (BA), neste domingo, mas dependia de um resultado negativo do Coritiba para se livrar do rebaixamento – o coxa, no entanto, venceu o São Paulo por 1 a 0, em Itu (SP), e se safou. O Fluminense teve o quarto pior desempenho entre os vinte clubes da primeira divisão: terminou com 46 pontos, na 17ª colocação.

Este é o quarto rebaixamento da história do clube. O Fluminense caiu três vezes seguidas na década de 1990: em 1996 – quando não disputou a série B no ano seguinte por uma virada de mesa -, 1997 e 1998 – quando caiu da segunda para a terceira divisão. Em 1999, o time venceu a série C e em 2000 voltou direto para a séria A, sem disputar novamente a segunda divisão.