Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Valéria Kumizaki perde na semifinal e fica com o bronze

A carateca brasileira Valéria Kumizaki foi derrotada neste sábado na semifinal da categoria até 55kg dos Jogos Pan-americanos de Guadalajara. Ela caiu para a norte-americana Shannon Nishi, por 3 pontos a 1, e ficou com a medalha de bronze da competição continental, já que a modalidade não prevê disputa pelo terceiro lugar.

Na decisão pelo ouro, Shannon Nishi terá pela frente a chilena Jessy Reyes, algoz da guatemalteca Ester Micheo, que também ficou com o bronze.

Valéria havia se classificado com tranquilidade à semifinal da competição e buscava uma vaga na final para, ao menos, repetir seu desempenho no Rio de Janeiro-2007, em que ficou com a medalha de prata.

Com a derrota de Valéria na semifinal, o Brasil encerra o Pan de Guadalajara com cinco medalhas no caratê, quatro delas de bronze. O destaque foi Lucélia Ribeiro, que venceu a disputa até 68kg e se tornou a primeira atleta do País a conquistar o ouro da competição continental quatro vezes seguida na mesma modalidade.

Seus três primeiros títulos, em Winnipeg-1999, Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007, foram na categoria até 60kg, mas ela subiu de peso para competir em Guadalajara.