Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Valcke: Itaquerão ficará pronto ‘no último minuto’, sem teste

Estádio que abrigará abertura da Copa com partida entre Brasil e Croácia não fará nenhum teste com capacidade máxima de público

Sede da partida de abertura e de outros cinco jogos da Copa do Mundo, o Itaquerão não terá nenhum evento teste para o torneio com a sua capacidade máxima. Nesta terça-feira, após a visita do secretário-geral da Fifa Jérôme Valcke ao estádio, foi revelado que o estádio receberá 50.000 espectadores na partida entre o Corinthians e o Figueirense, pelo Campeonato Brasileiro, em 17 de maio, às 21 horas, sendo que já estarão instaladas no estádio mais 18.000 cadeiras provisórias. Valcke afirmou, em São Paulo, depois de visitar as obras do Itaquerão, que o estádio ficará pronto “no último minuto” para receber a Copa, incluindo o primeiro jogo, dia 12 de junho, entre Brasil e Croácia.

Leia também:

Arena Pantanal tem seu jogo inaugural adiado. Pela 6ª vez

Em 2007, Valcke foi pago por Fifa e CBF ao mesmo tempo

Taça da Copa chega ao Brasil para turnê de 41 dias

“Nós não temos mais nenhum minuto a perder. Não existe mais escolha. A abertura da Copa será em São Paulo. Não sou um sonhador, trabalho com fatos concretos. Na reunião que tive hoje, ficou acertado que o estádio ficará pronto, mesmo que ainda no último minuto”, disse o secretário-geral da Fifa. Questionado sobre os atrasos na preparação da África do Sul para a Copa de 2010, Valcke se irritou: “Não vou falar do passado, que diferença isso faz? Temos de pensar agora no Brasil.” A expectativa é que as obras no entorno do Itaquerão fiquem prontas, em quase sua totalidade, até o final do mês de abril. Valcke também visitará nesta semana Curitiba, Cuiabá e Fortaleza.

Leia também:

Valcke visita os estádios mais atrasados, em SP e Curitiba

‘Não estamos totalmente prontos’, diz Valcke sobre a Copa

No 1º de abril, relembre as grandes mentiras sobre a Copa

Fifa teme que erros do Brasil prejudiquem próximas Copas

O jogo entre Corinthians e Figueirense é o mais importante teste do Itaquerão para a Copa, mas a data pode ser alterada para o dia 18 de maio, um domingo. A Fifa quer testar o estádio com a luz do dia, como será na abertura da Copa. Até a partida do Brasileirão, o estádio vai receber jogos com público menor, como partidas entre funcionários da obra e também com ex-jogadores do Corinthians.

Ainda existe a possibilidade de o Itaquerão sediar um outro confronto do Corinthians antes da Fifa assumir o estádio, contra o Nacional-AM, pela segunda fase da Copa do Brasil, marcado para o dia 14 de maio – o jogo de ida será no dia 30 de abril, na Arena Amazônia.

(Com Estadão Conteúdo)