Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

US Open: Sharapova vence 2ª do mundo em seu retorno

Russa se emocionou ao bater Simona Halep por 2 sets a 1. Suspensa por doping, Sharapova não disputava um Grand Slam desde janeiro de 2016

Maria Sharapova se emocionou em seu retorno a um Grand Slam. Na noite desta segunda-feira, a tenista russa derrotou a romena Simona Halep, número 2 do Ranking da WTA, por 2 sets a 1, com parciais de 6-4, 4-6 e 6-3, na primeira rodada do US Open, em Nova York. Sharapova não atuava em um Major desde o Aberto da Austrália de 2016, em janeiro daquele ano.

Justamente naquele torneio, a russa testou positivo para o uso de Meldonium, substância então recém-proibida pela Agência Mundial Antidoping (Wada) na época, e levou 15 meses de suspensão. Ela retornou ao tênis em abril, mas não foi convidada para Roland Garros e ficou de fora de Wimbledon por causa de uma lesão. 

Ex-líder do ranking, Sharapova é atualmente a 146ª colocada e entrou no US Open como convidada pela organização do torneio. A atleta de 30 anos não conteve as lágrimas ao vencer Halep e receber aplausos efusivos dos americanos. “Não podia imaginar voltar desta maneira”, disse a campeã do torneio em 2006.

“Como posso dormir essa noite depois disso?”, escreveu Sharapova, eufórica, em suas redes sociais. A russa venceu todos os sete confrontos contra Halep na carreira.

A próxima adversária da russa na competição será a húngara Timea Babos (59ª do mundo), que venceu a suíça Viktorija Golubic (104) por 2 sets 1, parciais de 7-5, 5-7 e 7-5. A americana Venus Williams (9) passou pela eslovaca Viktoria Kuzmova (135) por 2 sets a 1, com parciais de 6-3, 3-6 e 6-2. O próximo desafio da bicampeã do US Open será contra a francesa Oceane Dodin (48).

Já a espanhola Garbiñe Muguruza (3), campeã em Wimbledon no mês passado, superou a anfitriã Varvara Lepchenko (64), por 2 sets a 0, parciais de 6-0 e 6-3. Sua próxima adversária será a chinesa Ying-Ying Duan (92).

Veja também

(com agência EFE)