Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Universidade da Pensilvânia é multada em R$ 121 mi por pedofilia

A Universidade Estadual da Pensilvânia, conhecida como Penn State, foi multada nesta segunda-feira em 60 milhões de dólares (cerca de 121 milhões de reais) e perdeu todos os títulos de futebol americano dos últimos 14 anos. A punição é consequência de abuso sexual do auxiliar técnico do time, Jerry Sandusky – ele era o segundo do treinador Joe Paterno, morto em janeiro. Sandusky foi declarado culpado, em junho, de abusar sexualmente de pelo menos dez jovens durante 15 anos, todos do programa para atletas iniciantes que a universidade realizava.

Um relatório da universidade publicado há duas semanas concluiu que Paterno e outros responsáveis da Penn não denunciaram Sandusky, mesmo sabendo o que ocorria com os jovens. Fundada em 1855, a Penn State aparece entre as 15 melhores universidades públicas do país e corria o risco de ser ‘banida” do esporte.

A National Collegiate Athletic Association (NCAA), principal entidade do esporte universitário nos Estados Unidos, puniu a Penn State com a suspensão por quatro anos dos torneios regulares e vai reduzir as suas bolsas nos próximos quatro anos. Além disso, será investigada pelos próximos cinco anos. Os atletas universitários da Penn State poderão ir para outros locais.

No fim de semana, a estátua de Paterno que existia no estádio da universidade foi retirada após protestos contra o ex-treinador.

(Com agência EFE)