
Entre os 18 que Emerson Leão levou para Belém para estrear na Copa do Brasil diante do Independente, nesta quarta-feira, o único que já foi campeão da competição é Cícero. E o meia lembra que, para levantar a taça em 2007 com o Fluminense, foi necessário o elenco se unir. E sugere o mesmo ao São Paulo na busca pelo título inédito no clube.
‘Como é um campeonato bem curto, o grupo tem que estar bem fechado. Quanto mais unido, mais longe vai chegar’, indicou o meio-campista, um dos dois do plantel que tem a conquista da Copa do Brasil no currículo – o outro é o volante Fabrício, ainda machucado, campeão com o Corinthians em 2002.
Cícero indica também a valorização das redes balançadas nas partidas sob mando do adversário. ‘Por ser mata-mata, tem que saber atuar em cada jogo. O gol fora de casa vale muito, é necessário tirar proveito disso e não tomar gols em casa. Mas o que conta é a união do grupo’, repetiu.
Daquela campanha com o Tricolor carioca em 2007, o jogador usa uma surpresa para alertar os companheiros. Há cinco anos, o Brasiliense eliminou o Cruzeiro nas oitavas de final e dificultou a vida do Fluminense nas semifinais. ‘Tivemos um jogo difícil na casa deles (1 a 1), mas vencemos no Maracanã por dois gols de diferença no primeiro jogo (4 a 2).’
Por isso, Cícero reforça a cobrança por concentração, diante de qualquer rival. A esperança do meio-campista é que os empates contra equipes menos badaladas que agora colocam o São Paulo na quarta posição do Campeonato Paulista tenham ensinado o time para não cometer o mesmo erro em uma disputa eliminatória.
‘A desatenção que tivemos no início do Paulista precisa servir de aprendizado, porque uma nova desatenção pode nos complicar. Desde o primeiro segundo, é necessário ficar atento no objetivo para evitar surpresas’, ensinou o camisa 16, ressaltando o que mais atrai na Copa do Brasil: a vaga na Libertadores dada ao campeão.
‘A Copa do Brasil é um caminho mais curto para atingirmos o objetivo do clube de ir à Libertadores, além de ser um título conquistado. Temos que focar nisso com atenção desde o primeiro jogo. Precisamos estar bem concentrados para sermos campeões’, falou Cícero.