Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Um dia após demitir Pochettino, Tottenham anuncia José Mourinho

Clube londrino fechou contrato com o português até o final da temporada 2022-23

Um dia após demitir o argentino Mauricio Pochettino, o Tottenham anunciou, na manhã desta quarta-feira 20, que seu próximo treinador será o português José Mourinho. Consagrado em passagens pelo rival Chelsea, Mourinho estava sem clube desde dezembro de 2018, quando deixou o comando do Manchester United.

O contrato de Mourinho com os Spurs vai até o final da temporada 2022-23. Ele pega o time na 14ª colocação na Premier League e na vice-liderança de seu grupo na primeira fase da Champions League, com duas partidas ainda a serem disputadas – incluindo um aguardado confronto na Alemanha contra o Bayern de Munique, em 11 de dezembro, que será encarada com uma revanche pelos ingleses depois de uma humilhante goleada por 7 a 2 em Londres.

“Mourinho tem experiência e pode inspirar seus times por ser um ótimo com táticas. Venceu em cada um dos clubes que treinou. Acreditamos que trará energia e fará o vestiário acreditar”, disse o presidente do Tottenham, Daniel Levy, em nota oficial. 

Mourinho tem como maiores títulos na carreira duas conquista de Champions League – vencidas pelo Porto, na temporada 2003/4, e pela Inter de Milão, em 2009/10. Em passagens por clubes ingleses, levou três vezes a Premier League pelo Chelsea e, embora tenha frustrado em sua passagem pelo Manchester United, venceu uma Liga Europa. O técnico também já foi campeão espanhol pelo Real Madrid.

Sob comando de Pochettino desde 2014, o Tottenham chegou à final inédita da Liga dos Campeões em 2019, mas não repete o bom desempenho na atual temporada.