Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

UFC: John Lineker espera em breve brigar pelo cinturão

Quinto do ranking, paranaense enfrenta o britânico Phil Harris, no sábado

O paranaense John Lineker é um dos brasileiros no card principal do UFC deste sábado, às 14 horas (horário de Brasília), na Manchester Arena, na Inglaterra. O lutador de 23 anos e 1,57 metro enfrenta o britânico Phil Harris pela categoria peso mosca (até 57 quilos) no evento que tem outro brasileiro na luta principal: Lyoto Machida contra o americano Mark Muñoz pelos médios (até 84 quilos).

Lineker – nome em homenagem ao titular da seleção inglesa na década de 1980, Gary Lineker – falou sobre a expectativa de lutar no card principal fora do país pela primeira vez. “Acho que gostaram do meu estilo e por isso estou tendo esta oportunidade. Quero me manter entre os melhores.” Lineker tem um cartel de 22 vitórias, dez por nocaute, e seis derrotas. Antes de chegar ao UFC em 2012, lutou por torneios menores, como Jungle Fight e Shooto. Se vencer neste sábado ficará mais perto de disputar o cinturão da categoria, que pertence ao americano Demetrius Jonson – o brasileiro está na quinta colocação no ranking do UFC.

Na pesagem desta sexta, Lineker não bateu o peso – ele ficou quase um quilo acima do permitido – e preferiu abrir mão de uma parte de sua bolsa a tentar perder o excesso. Vai ficar sem 25% do que receberia – valor maior do que o habitual, porque não bateu o peso em três das últimas cinco lutas.

Acompanhe VEJA Esporte no Facebook

Siga VEJA Esporte no Twitter

Estreia – O início no UFC, em maio de 2012, foi difícil. Nervoso por estrear no torneio, foi derrotado pelo americano Louis Gaudinot, encerrando uma sequência de treze vitórias seguidas. Nas três lutas seguintes, o brasileiro venceu duas por nocaute – derrubou o russo Azamat Gashinov, em Jaraguá do Sul (SC), e o cearense José Maria Tomé, no Rio de Janeiro – e outra por decisão dos juízes – contra o japonês Yasuhiro Urushitani, no Japão. Para o seu próximo desafio neste sábado, Lineker disse que já traçou uma estratégia: tentar a luta em pé, sua especialidade. Mas garantiu estar preparado se a luta for para o chão.