Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

UFC: com lutas supervelozes, nova categoria decide título

Joseph Benavidez e Demetrious Johnson brigam pelo 1º cinturão dos moscas

Por Da Redação 19 set 2012, 12h35

“Qualquer lutador pode conquistar o cinturão, mas apenas um será o primeiro campeão. Sempre existirá apenas um George Washington”, disse Benavidez, candidato ao título na noite de sábado

O duelo entre o americano Jon Jones e o brasileiro Vitor Belfort, que brigam pelo cinturão dos meio-pesados na noite de sábado, em Toronto, no Canadá, não será a única disputa de título da noite. No segundo principal combate do card, o UFC conhecerá o primeiro campeão da nova categoria do torneio: a divisão peso-mosca. Os candidatos ao título são Joseph Benavidez e Demetrious Johnson, que desceram de categoria (estavam entre os galos) e venceram uma luta cada para disputar o cinturão. Ao contrário do que acontece no outro extremo das categorias de peso da franquia – a dos pesados, onde um só murro pode decidir o vencedor -, os confrontos entre os moscas são muito mais dinâmicos, com bastante trocação em pé e golpes desferidos numa velocidade espantosa.

Leia também:

Leia também: Os treinos de Belfort na Flórida – com ex-aliado de Jones

De acordo com o UFC, a média de altura dos lutadores fica na casa de 1,60 metro. Na pesagem, precisam ficar abaixo dos 56,7 quilos . Os dois finalistas já se destacaram em outra categoria no UFC. Joseph Benavidez estreou entre os galos em 2011 e venceu suas duas lutas, enquanto Demetrious Johnson venceu seus dois confrontos antes de perder a disputa de cinturão dos galos para o campeão Dominick Cruz, em 2011. A nova categoria foi criada no fim de 2011 e o UFC escolheu quatro lutadores com duas semifinais. Os vencedores decidiriam o novo campeão. “Qualquer lutador pode conquistar o cinturão, mas apenas um será o primeiro campeão. Sempre existirá apenas um George Washington”, disse Benavidez em entrevista ao site MMA Junkie, citando o nome do primeiro presidente dos Estados Unidos.

Leia também: Ao salvar UFC Rio, Anderson reforça seu status de herói Para chegar à disputa de cinturão, Demetrious Johnson venceu Ian McCall por decisão dos juízes no seu segundo confronto. Na primeira luta, Johnson saiu vitorioso do octógono, mas os organizadores do torneio informaram que houve um erro na pontuação de um dos juízes e a luta terminou empatada. Do outro lado, Joseph Benavidez nocauteou o japonês Yasuhiro Urushitani no segundo round. Pelo que se viu até agora na nova categoria, as lutas dos moscas costumam ser mais muito movimentadas que as das outras divisões, com lutadores mais bem preparados fisicamente e abusando dos golpes rápidos. Entre os brasileiros da categoria, o primeiro a assinar com o UFC foi Jussier Formiga, que treina com José Aldo na academia Nova União, e estreia em 5 de outubro, contra o americano John Dodson, campeão da 14ª temporada do reality show The Ultimate Fighter.

Continua após a publicidade
Publicidade