Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

UFC: Cigano perde e Velasquez retoma cinturão dos pesados

O brasileiro foi derrubado no 1º round e totalmente dominado. Perdeu por decisão dos juízes

O brasileiro Júnior Cigano passou pouco mais de um ano com o cinturão dos pesados – ele conquistou o título em novembro de 2011. Na madrugada deste domingo, no UFC 155, em Las Vegas, Cigano, totalmente dominado, perdeu para o americano Cain Velasquez por decisão dos juízes depois de cinco rounds. O brasileiro agora entrará na fila para reconquistar seu cinturão, e o próximo desafiante ao titulo deve sair do confronto entre Fabrício Werdum e Rodrigo Minotauro, que fazem a final do segundo The Ultimate Fighter Brasil. A primeira noite de lutas do UFC em 2013 será no Brasil, com o UFC São Paulo, e a luta principal será entre Vitor Belfort e o inglês Michael Bisping.

Leia também:

Em 1998, Belfort lutou no primeiro UFC no país, em ginásio

A luta – Velasquez mostrou que veio melhor para o primeiro round, e quase conseguiu nocautear o Cigano. O brasileiro ficou desnorteado e não impôs seu ritmo. Cigano pareceu exausto logo nos primeiros cinco minutos. O americano continuou melhor no segundo round, enquanto o brasileiro, sem saber onde estava, tentava uma reação. Cigano nem de longe lembrava aquele lutador que foi para cima de Velasquez em novembro de 2011. O brasileiro tentou reagir, mas continuou com golpes lentos. No intervalo do terceiro para o quinto round, os treinadores já pediam para o brasileiro usar o coração e sair das grades para tentar o nocaute, mas Cigano continuava sem efetividade nos golpes. O quinto round continuou favorável para o americano, e mesmo com apoio da torcida o brasileiro não qualquer sequência efetiva.

Leia também:

UFC São Paulo custará R$ 2,5 milhões à prefeitura

Cigano evita provocar Cain Velasquez em entrevista

No último confronto do card principal, entre os leves, Jim Miller e Jon Lauzon fizeram uma das melhores lutas da noite. Mas Miller venceu por decisão dos juízes. Na categoria dos médios, onde o campeão é o brasileiro Anderson Silva, Costa Phillipou nocauteou Tim Boetsch no terceiro round. Na luta seguinte, o japonês Yushin Okami foi superior nos três rounds e venceu, mais uma vez, o americano Alan Belcher por decisão unânime dos juízes – Okami venceu o adversário pela primeira vez em 2006, também por pontos. Na primeira luta do card principal, Derek Brunson venceu Chris Leben por decisão unânime dos juízes, também nos médios.

Leia também:

Júnior Cigano tem em Velasquez maior desafio da carreira

Cain Velasquez sonha em derrubar Júnior Cigano

No card preliminar, Eddie Wineland venceu Brad Pickett por decisão por decisão dos juízes, Erik Perez nocauteou Byron Bloodworth , Jamie Varner venceu Melvin Guillard por decisão dos juízes, Myles Jury venceu Michael Johnson por decisão dos juízes, Todd Duffee nocauteou Philip De Fries, Max Holloway venceu Leonard Garcia por decisão dos juízes e John Moraga finalizou Chris Cariaso no terceiro round