Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

UFC 198: pesagem levanta Arena da Baixada

Primeiro evento de MMA em um estádio de futebol do Brasil tem estrutura de megashow

A pesagem do UFC 198 foi uma amostra de como o evento vem sendo tratado pela organização: o maior show de MMA do Brasil em todos os tempos. Os lutadores subiram na balança na tarde desta sexta-feira diante de uma estrutura espetacular e grande público na Arena da Baixada, em Curitiba, no primeiro evento da organização em um estádio de futebol do país. Os torcedores, empolgados, vestiram máscaras do campeão peso-pesado Fabrício Werdum, que fará a luta principal da noite, e se divertiram com as ring girls e as músicas. A organização contabilizou mais de 15.000 pessoas – maior público numa pesagem da história do UFC. Para as lutas deste sábado, são esperados 45.000 torcedores.

Nesta sexta, a arena usada na Copa do Mundo de 2014 estava toda decorada com fotos gigantes dos lutadores e painéis dos patrocinadores. Na parte interna, a dimensão de que não se tratava de um evento corriqueiro: lojas, stands e atrações interativas, ao estilo americano de vender um show. Longas filas se formaram para tirar fotos com o cinturão do UFC. Nas arquibancadas, foram distribuídas as máscaras da estrela do evento, o gaúcho Fabrício Werdum, de 38 anos, que vai lutar com o americano Stipe Miocic.

Leia também:

Fratura, doping, doença: o duro caminho da aposentadoria de Anderson

UFC 198: Anderson Silva é cortado do card em Curitiba

Globo transmitirá UFC em Curitiba – ao vivo e sem Galvão

UFC 198: Werdum fará homenagem a Senna em Curitiba

Além dos dois telões gigantes instalados para a Copa, a Arena da Baixada recebeu mais dez para que todos pudessem acompanhar a pesagem. O teto retrátil da arena (a única coberta do Brasil) foi utilizado, apesar do clima ameno na capital paranaense. O acesso às arquibancadas, dentro do “padrão Fifa”, foi bem mais tranquilo em relação aos eventos em ginásios. O gramado sintético da arena foi protegido por camadas de madeira e borracha, como em shows de música, e o octógono estava montado atrás do enorme palco da pesagem, escondido por uma cortina.

Nem a ausência do ídolo local Anderson Silva, cortado por causa de um problema de saúde, diminuiu a animação do público. Primeiro, uma sessão de perguntas do público a três lutadores que não participarão do evento, mas lutarão em breve: o ex-campeão peso-pena José Aldo, Amanda Nunes – ambos participarão do UFC 200, em Las Vegas, em 9 de julho – e Claudia Gadelha.

O trio divertiu o público com declarações espirituosas, especialmente José Aldo, que teve de responder a várias perguntas sobre a perda de cinturão para o irlandês Conor McGregor, em dezembro. “O que pensei após a derrota? Pensei ‘p…que m…!”, brincou o atleta, que vai disputar o cinturão interino dos penas com Frankie Edgar, no UFC 200. Na sequência, os lutadores subiram ao palco para a pesagem e as encaradas, todas elas respeitosas. De excepcional, o americano Matt Brown, adversãrio de Demian Maia, respondeu aos gritos da torcida com xingamentos e um gesto obsceno.

Rogério Minotouro e a curitibana Cris Cyborg foram os mais aplaudidos. Vitor Belfort viu a torcida declarar apoio a seu adversário, Ronaldo Jacaré. Bem humorado, Werdum fez caretas e deu gritos, mas estava um pouco abatido por causa da morte da mãe de seu treinador, Rafael Cordeiro. O card principal do UFC 198 será transmitido em TV aberta pela Rede Globo, ao vivo, a partir das 23h (de Brasília) deste sábado.

Destaques da pesagem do UFC 198, em Curitiba:

– Na encarada entre os atletas que farão a segunda luta mais importante, Ronaldo Jacaré foi muito mais aplaudido que Vitor Belfort. Jacaré divertiu o público com uma estrela e gestos com as mãos imitando a boca de um Jacaré.

– José Aldo recebeu bastante carinho da torcida paranaense. Flamenguista doente, disse estar emocionado por ser aplaudido em um estádio de futebol e brincou: “Aqui eu sou Furacão!”.

– A potiguar Claudia Gadelha deu a declaração mais divertida do dia. Perguntada por uma criança sobre o que costuma fazer para relaxar antes das lutas, ela respondeu “amor”… a criança não entendeu direito.

– Um dos mais aplaudidos foi o veterano Rogério Minotouro. Seu adversário, Patrick Cummins, recebeu muitas vaias e riu da manifestação.

– A encarada das mulheres, a brasileira estreante Cris Cyborg e a americana Leslie Smith, foi a mais distante (os homens chegaram bem mais perto um dos outros).

– O presidente do UFC Dana White não virá a Curitiba.

UFC 198 – 14 de maio de 2016, na Arena da Baixada, em Curitiba

Card principal:

Peso-pesado: Fabricio Werdum x Stipe Miocic

Peso-médio: Ronaldo Jacaré x Vitor Belfort

Peso-casado (até 63,5kg): Cris Cyborg x Leslie Smith

Peso-meio-pesado: Mauricio Shogun x Corey Anderson

Peso-meio-médio: Warlley Alves x Bryan Barberena

Card preliminar:

Peso-meio-médio: Demian Maia x Matt Brown

Peso-médio: Thiago Marreta x Nate Marquardt

Peso-galo: John Lineker x Rob Font

Peso-meio-pesado: Rogério Minotouro x Patrick Cummins

Peso-leve: Francisco Massaranduba x Yancy Medeiros

Peso-meio-médio: Serginho Moraes x Luan Chagas

Peso-pena: Renato Moicano x Zubaira Tukhugov