Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Uefa aprova mudanças durante congresso realizado em Instambul

Por Da Redação 22 mar 2012, 15h28

Redação Central, 22 mar (EFE).- A Uefa aprovou diversas mudanças em seus estatutos durante um congresso realizado em Istambul; entre as novidades estão a criação de requisitos contratuais mínimos para a assinatura de contrato com jogador, além da restrição do número de jogadores inscritos nas competições continentais.

As mudanças anunciadas nesta quinta-feira devem ser aplicadas em prazo máximo de três anos, em todos os países integrantes da Uefa.

Os requisitos contratuais, chamados de Acordo Autônomo, foram aprovados como consequência do diálogo social europeu entre empregadores e funcionários. Não foram divulgados detalhes do documento, que precisa ser aprovado por representantes dos jogadores, dos clubes e das ligas profissionais do continente.

O congresso da entidade também aprovou mudanças nas regras das competições: como a retenção de receitas provenientes de torneios continentais, a proibição de registro de novos jogadores e a restrição do número de jogadores que um clube pode inscrever. Também não foram detalhados os conteúdos dessas alterações.

Outras decisões importantes tomadas foram a possibilidade de haver um segundo congresso no ano, para discutir assuntos financeiros; a necessidade de se nomear uma mulher como membro adicional do Comitê Executivo, a extensão do mandato de integrantes dos comitês de especialistas e o estabelecimento do Organismo de Controle Financeiro dos Clubes.

Além disso, foram aprovadas as contas do exercício 2010/11 e o orçamento para 2012/13. O 37º Congresso Ordinário da Uefa será realizado em Londres, no dia 24 de maio de 2013. EFE

Continua após a publicidade

Publicidade