Clique e assine com 88% de desconto

Ucrânia e Suécia fazem duelo de ‘azarões’ do grupo D da Eurocopa

Por Da Redação - 10 jun 2012, 18h54

Redação Central, 10 jun (EFE).- De olho em desbancar as tradicionais França e Inglaterra, as seleções ucraniana e sueca entram em campo nesta segunda-feira pela primeira rodada do grupo D da Eurocopa, em partida que será disputada no Estádio Olímpico de Kiev, na capital da Ucrânia, às 15h45 (horário de Brasília).

As equipes sabem que um bom resultado na estreia é fundamental para fazer um bom papel na competição continental. Já uma derrota pode significar o fim precoce do sonho de classificação.

Dona da festa, a Ucrânia se mostrava otimista nas últimas semanas, mas um vírus estomacal que afetou metade do elenco, somada às duas derrotas sofridas em amistosos contra Áustria e Turquia, deixaram o ambiente nebuloso na seleção.

A seleção do Leste Europeu, segue, há mais de uma década, contando com o talento de Andrei Shevchenko, como sua principal esperança de sucesso. Essa deve ser a última competição de alto nível do ex-atacante de Milan e Chelsea, que tem 35 anos.

Publicidade

Opções ao veterano craque, Devic, do Metalist Kharkiv e Milevskiy, companheiro de ‘Sheva’ no Dinamo de Kiev, ainda não convenceram ao técnico Oleg Blohkin.

Na pontas, se destacam dois jovens de 22 anos, as principais apostas da Ucrânia. Na direita, o jovem Konoplyanka ganhou a posição de titular e tem no forte chute uma das suas armas. Na esquerda Yarmolenko, é considerado a maior promessa do futebol do país.

Temendo a força do atacante Zlatan Ibrahimovic, para a partida desta segunda-feira, o treinador pode deslocar o experiente volante Anatoliy Tymoshchuk para atuar como um terceiro zagueiro.

O atacante do Milan, é o grande nome de uma equipe sueca que agradou nas vitórias contra Croácia, Islândia e Sérvia, nos três últimos amistosos antes da disputa da Eurocopa. Bem fisicamente, ‘Ibra’ não só é o principal jogador, como é o grande líder da equipe nórdica.

Publicidade

Companheiro mais costumeiro de Ibrahimovic na seleção, o também atacante Elmander tenta se recuperar de uma séria lesão para aparecer entre os titulares já na estreia da Euro. Depois de treinar duas vezes com o restante da equipe, o jogador do Galatasaray ainda possibilitou ao técnico Erik Hamrén, de fazer certo mistério.

Com Elmander à disposição, a Suécia pode ter uma formação bastante ofensiva, com Toivonen sendo recuado para atuar mais pelos lados do campo, e com Elm, jogando mais centralizado na armação.

Outra dúvida do treinador é no setor defensivo, onde apenas Mellberg e Granqvist estão confirmados entre os titulares. O lateral-esquerdo Jonas Olsson também deve aparecer no onze inicial, mas Hamrén admite que falta ritmo de jogo ao atleta.

Ucranianos e suecos já se enfrentaram outras três vezes, sempre em amistosos. Cada um venceu uma vez e houve um empate.

Publicidade

Prováveis escalações:

Ucrânia: Pyatov; Husyev, Khacheridi, Mykhalik e Selin; Timoschchuk, Nazarenko, Konoplyanka e Yarmolenko; Shevchenko e Voronin. Técnico: Oleg Blokhin.

Suécia: Isaksson; Lustig, Melberg, Granqvist e Olsson; Elm, Svensson, Kallstrom e Larsson (Elmander); Toivonen e Ibrahimovic. Técnico: Erik Hamrén.

Árbitro: Cüneyt Sakir (Turquia), auxiliado por Bahattin Duran e Tarik Ongun.

Publicidade

Estádio: Olímpico de Kiev, em Kiev (Ucrânia). EFE

Publicidade