Ucrânia e Suécia fazem duelo de ‘azarões’ do grupo D da Eurocopa

Redação Central, 10 jun (EFE).- De olho em desbancar as tradicionais França e Inglaterra, as seleções ucraniana e sueca entram em campo nesta segunda-feira pela primeira rodada do grupo D da Eurocopa, em partida que será disputada no Estádio Olímpico de Kiev, na capital da Ucrânia, às 15h45 (horário de Brasília).
As equipes sabem que um bom resultado na estreia é fundamental para fazer um bom papel na competição continental. Já uma derrota pode significar o fim precoce do sonho de classificação.
Dona da festa, a Ucrânia se mostrava otimista nas últimas semanas, mas um vírus estomacal que afetou metade do elenco, somada às duas derrotas sofridas em amistosos contra Áustria e Turquia, deixaram o ambiente nebuloso na seleção.
A seleção do Leste Europeu, segue, há mais de uma década, contando com o talento de Andrei Shevchenko, como sua principal esperança de sucesso. Essa deve ser a última competição de alto nível do ex-atacante de Milan e Chelsea, que tem 35 anos.
Opções ao veterano craque, Devic, do Metalist Kharkiv e Milevskiy, companheiro de ‘Sheva’ no Dinamo de Kiev, ainda não convenceram ao técnico Oleg Blohkin.
Na pontas, se destacam dois jovens de 22 anos, as principais apostas da Ucrânia. Na direita, o jovem Konoplyanka ganhou a posição de titular e tem no forte chute uma das suas armas. Na esquerda Yarmolenko, é considerado a maior promessa do futebol do país.
Temendo a força do atacante Zlatan Ibrahimovic, para a partida desta segunda-feira, o treinador pode deslocar o experiente volante Anatoliy Tymoshchuk para atuar como um terceiro zagueiro.
O atacante do Milan, é o grande nome de uma equipe sueca que agradou nas vitórias contra Croácia, Islândia e Sérvia, nos três últimos amistosos antes da disputa da Eurocopa. Bem fisicamente, ‘Ibra’ não só é o principal jogador, como é o grande líder da equipe nórdica.
Companheiro mais costumeiro de Ibrahimovic na seleção, o também atacante Elmander tenta se recuperar de uma séria lesão para aparecer entre os titulares já na estreia da Euro. Depois de treinar duas vezes com o restante da equipe, o jogador do Galatasaray ainda possibilitou ao técnico Erik Hamrén, de fazer certo mistério.
Com Elmander à disposição, a Suécia pode ter uma formação bastante ofensiva, com Toivonen sendo recuado para atuar mais pelos lados do campo, e com Elm, jogando mais centralizado na armação.
Outra dúvida do treinador é no setor defensivo, onde apenas Mellberg e Granqvist estão confirmados entre os titulares. O lateral-esquerdo Jonas Olsson também deve aparecer no onze inicial, mas Hamrén admite que falta ritmo de jogo ao atleta.
Ucranianos e suecos já se enfrentaram outras três vezes, sempre em amistosos. Cada um venceu uma vez e houve um empate.
Prováveis escalações:
Ucrânia: Pyatov; Husyev, Khacheridi, Mykhalik e Selin; Timoschchuk, Nazarenko, Konoplyanka e Yarmolenko; Shevchenko e Voronin. Técnico: Oleg Blokhin.
Suécia: Isaksson; Lustig, Melberg, Granqvist e Olsson; Elm, Svensson, Kallstrom e Larsson (Elmander); Toivonen e Ibrahimovic. Técnico: Erik Hamrén.
Árbitro: Cüneyt Sakir (Turquia), auxiliado por Bahattin Duran e Tarik Ongun.
Estádio: Olímpico de Kiev, em Kiev (Ucrânia). EFE
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)