Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Tsubasa, a bola inspirada em anime com a qual Flamengo buscará bimundial

Fifa apresentou a bola do Mundial de Clubes, que terá uma homenagem ao protagonista do desenho animado japonês “Super Campeões"

Por Da redação - Atualizado em 10 dez 2019, 13h24 - Publicado em 9 dez 2019, 10h23

A Fifa apresentou neste domingo 8 a bola que será usada no Mundial de Clubes de 2019, no Catar. O modelo ‘Tsubasa’, da Adidas, faz referência ao anime japonês de futebol Captain Tsubasa, batizado no Brasil de Super Campeões, que fez sucesso na década de 90.

A bola é predominantemente branca, com detalhes em preto, laranja, e azul. Criada pelo ilustrador Yoichi Takahashi e originalmente publicada como um mangá (história em quadrinhos) em 1981, Captain Tsubasa se transformou em anime (desenho animado) a partir da década de 90, quando chegou à Europa e à América do Sul. Foi trazida ao Brasil pela extinta Rede Manchete.

O desenho foi inspirado na história de Musashi Mizushima, meio-campista japonês que chegou a fazer testes e atuar pelo São Paulo na década de 70. O clube paulista, inclusive, foi representado algumas vezes no Super Campeões pelo FC Brancos, uma equipe brasileira com uniforme idêntico ao do tricolor. Na época, o São Paulo já era bastante conhecido no Japão devido aos títulos mundiais de 1992 e 1993 em Tóquio.

O Flamengo, que buscará o bicampeonato mundial com a bola em homenagem a Tsubasa, também já foi representado em um dos episódios da série, no qual a equipe rubro-negra enfrentou o São Paulo.

Publicidade

Ironicamente, a bola em homenagem ao desenho japonês será usada em um edição do torneio fora do Japão. O Mundial de Clubes começa na quarta-feira, 11, com a partida entre o anfitrião Al-Sadd, do Catar, e o Hienghene Sport, da Nova Caledônia, campeão da Oceania. O Flamengo estreia na semifinal, dia 17, assim como o Liverpool, no dia seguinte.

Publicidade