Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Tour do Rio: Ciclistas de elite ganham as ruas nesta quarta

Mais de cem competidores largaram da Barra da Tijuca para enfrentar os 806 quilômetros da prova, em cinco etapas. Competição percorre cidades serranas e do litoral fluminense

Por Da Redação 29 ago 2012, 11h03

No momento em que a situação do velódromo do Rio de Janeiro é incerta, o ciclismo carioca faz uma pausa nas discussões para um evento que, em sua terceira edição, já é considerado um sucesso. O Tour do Rio, ou Volta do Rio, competição entre 114 ciclistas de elite divididos em 19 equipes, começa nesta quarta-feira e segue até domingo, percorrendo cidades serranas e do litoral e passando por algumas das paisagens mais belas do estado.

A prova ainda não tem a mesma tradição da Volta de Ciclismo Internacional de São Paulo, mas também é considerada uma das principais provas de ciclismo da América Latina. Este ano, serão cinco etapas, passando por Angra dos Reis, Volta Redonda, Três Rios, Teresópolis e Rio das Ostras, o que totaliza 806 quilômetros. A largada foi dada pouco depois das 10h15 desta quarta, na Praça do Ó, na Barra da Tijuca.

A novidade deste ano é a mudança de percurso da primeira etapa. Em vez de passar pelo perímetro urbano de Santa Cruz, a rota será pelo bairro vizinho de Paciência, onde são melhores as condições de segurança dos competidores. A mudança é resultado da avaliação de comissários internacionais baseada nos anos anteriores.

Favoritos – Uma das equipes favoritas é a colombiana EPM Une, que ficou com o título de 2011. Os cariocas da FW Engenharia/Três Rios/Amazonas Bike também estão em destaque após vencerem uma prévia da prova, no último dia 19. Essa é a primeira competição internacional que o Rio vai sediar depois da chegada da Bandeira Olímpica à cidade. A Olimpíada, aliás, é um motivo a mais para o prestígio internacional da prova.

LEIA TAMBÉM:

Futuro do velódromo do Rio de Janeiro ainda é incerto

Bandeira olímpica é hasteada no Complexo do Alemão

Continua após a publicidade
Publicidade