Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Tour de France larga no sábado

198 ciclistas percorrerão 3.640 km por três países, em 23 dias. Entre eles, o mito Lance Armstrong

Pela 97ª vez, as estradas de França, Holanda e Bélgica receberão um dos eventos de maior audiência da Europa, o Tour de France. De sábado a dia 27, 22 equipes (198 atletas) passarão por belíssimas paisagens num percurso de 3.640 quilômetros. A primeira etapa será na cidade holandesa de Roterdã e a última terminará em Paris, na mais famosa de suas avendias, a Champs-Élysée

Durante os 23 dias de prova, os ciclistas terão apenas dois para descansar. Com uma média de 165 km pedalados por dia, serão 9 etapas com percursos planos, seis deles com montanhas elevadas – três com chegadas ao cume – quatro com subidas médias e um individual contra o relógio.

O americano heptacampeão Lance Armstrong já afirmou que será a última vez que participará da competição. Seria sua terceira ‘aposentadoria’ na prova. A primeira foi em 1996, após ser diagnosticado com câncer. Voltou em 1998 e, em 1999, deu início à série de sete vitórias consecutivas no Tour de France. A segunda ‘aposentadoria’ ocorreu em 2005, mas o atleta anunciou seu retorno em 2008.

Outro que promete esquentar a briga pelo título é o espanhol Alberto Contador. Ele era companheiro de equipe de Lance no ano passado, especialista em ataques nos últimos quilômetros, conseguiu seu segundo campeonato em 2009 – o outro foi em 2007. O espanhol continua na equipe enquanto Armstrong montou a RadioShack team.

O italiano Ivan Basso, vencedor do Giro de Itália deste ano, também pode surpreender. O ciclista foi suspenso do Tour de Fance em 2006 após o envolvimento na Operação Puerto – esquema em que os altetas foram acusados de usar transfusão de sangue e Eritropoetina (EPO) para melhorar o desempenho em competições.