Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Torres e Mata campeões europeus com Espanha e Chelsea

Os atacantes espanhóis Fernando Torres e Juan Mata tiveram um fim de temporada dos sonhos, ao conquistar dois títulos europeus em apenas quarenta dias: neste domingo na final da Eurocopa com a ‘Fúria’, e no dia 19 de maio, ao levantar o troféu da Liga dos Campeões com o Chelsea.

Torres e Mata entraram em campo no fim do segundo tempo da decisão deste domingo e fizeram os dois últimos gols da vitória por 4 a 0 da Espanha sobre a Itália.

Fernando Torres balançou as redes ao 39 da etapa final, após receber um grande lançamento de Xavi, e aos 43 deu um passe açucarado para Mata fechar a goleada espanhola.

Apenas cinco jogadores já conseguiram a façanha de conquistar dois títulos europeus numa mesma temporada. O primeiro foi um espanhol, Luis Suárez, que em 1964 venceu a Copa dos Campeões com a Inter de Milão e na sequência a Eurocopa com a ‘Fúria’.

Os outros quatro são os holandeses Hans Van Breukelen, Ronald Koeman, Barry Van Aerle e Gerald Vanenburg, que repetiram o feito com o PSV Eindhoven e a ‘Laranja Mecânica’.

Mata, titular absoluto no Chelsea, disputou apenas os últimos minutos da final da Eurocopa, enquanto Torres participou de todas as partidas, menos da semifinal contra Portugal.

Autor do gol da vitória por 1 a 0 da Espanha sobre a Alemanha na decisão da Eurocopa-2008, Torres tornou-se o primeiro jogador da história a balançar as redes em duas finais consecutivas da competição.

‘El Niño’ somou três gols na edição de 2012, após ter marcado duas vezes na goleada por 4 a 0 sobre a Irlanda.

Na final da Liga dos Campeões, o Chelsea derrotou o Bayern de Munique nos pênaltis. Mata perdeu sua cobrança, mas o goleiro Petr Cech fez grandes defesas para dar o título ao time londrino.