Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Tocha olímpica de Londres-2012 inicia percurso na Grã-Bretanha

A tocha olímpica iniciou neste sábado o percurso final pela Grã-Bretanha antes dos Jogos Olímpicos de Londres-2012, que começam em 27 de julho. Levada pelo tricampeão olímpico de vela britânico Ben Ainslie, como primeiro atleta do revezamento, o símbolo dos Jogos Olímpicos saiu às 7h15 (3h15 de Brasília) de Land’s End, na Cornualha, na presença de centenas de espectadores. Depois de percorrer o trecho previsto, Ainslie entregou a tocha à jovem surfista Anastassi Swallow.

“Estou muito orgulhoso. Foi realmente emocionante, por todos os esforços feitos para trazer os Jogos Olímpicos a Londres. É algo muito importante para todos”, afirmou Ainslie.

A chama vai viajar por dezenas de cidades durante 70 dias até a abertura da competição. Quase 8.000 pessoas com idades entre 12 a 100 anos participarão do revezamento, ao longo de 12.875 km. A tocha viajou em uma pequena lanterna em um avião dourado da British Airways, batizado de Firefly (vaga-lume). Ela foi acesa no santuário de Olímpia, na Grécia, numa cerimônia que se repete a cada edição dos jogos, em maio desse ano.

(com agência France-Presse)