Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Tenistas arrecadam US$ 4,8 milhões para combate a incêndio na Austrália

Em noite emocionante idealizada por Nick Kyrgios, bombeira australiana foi convidada para jogar dupla ao lado de Rafael Nadal

Por Danilo Monteiro - Atualizado em 15 jan 2020, 11h04 - Publicado em 15 jan 2020, 10h56

Os melhores tenistas do mundo entraram em quadra juntos, na madrugada desta quarta-feira 15, para um amistoso com objetivo de arrecadar fundos para ajudar no combate ao incêndio na Austrália. Em Melbourne, o público australiano pôde ver Roger Federer, Rafael Nadal, Novak Djokovic, Serena Williams e outras estrelas do esporte, que terminaram a noite australiana com pouco mais de 4,8 milhões de dólares (cerca de 19,9 milhões de reais) arrecadados.

A noite especial na Austrália foi idealizada de forma improvável por Nick Kyrgios, conhecido por seu mau comportamento dentro de quadra. O tenista australiano de 24 anos, porém, tem sido um porta-voz do país no combate ao incêndio e, desde o início do ano, tem doado 200 dólares australianos (571 reais) para cada ace pontuado em seus jogos. A atitude de Kyrgios inspirou outros atletas a doarem, como os rivais Nadal e Federer que, durante o amistoso, anunciaram a doação de 250.000 dólares (por volta de 1 milhão de reais) para as vítimas do incêndio e foram ovacionados pelo público local.

“As últimas semanas têm sido cheias de emoção. Foi por isso que estava dando tão duro na ATP Cup. Queria mandar uma mensagem. Escrever o tuíte sobre a exibição foi a oportunidade de usar minha plataforma para ajudar. Quando acordei no dia seguinte, aquela mensagem explodiu, foi emocionante. Voltei para casa e nem conseguia sair, estava muito emocionado e feliz que conseguimos a presença de Roger, Novak, Rafa e outros grandes nomes. A conscientização aumentou no mundo todo e acho que estamos fazendo tudo o que podemos para superar isso”, disse Kyrgios.

Em quadra, os tenistas se revezaram em uma partida de duplas, que teve Nadal, Serena, Djokovic, Stefanos Tsitsipas e Naomi Osaka. O momento mais emocionante foi quando Nadal chamou a bombeira voluntária Deb Borg para jogar ao seu lado. A noite ainda teve a partida de simples, de um set, entre Federer e Kyrgios, vencida pelo suíço no tie break. O Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam do ano, começa na próxima segunda-feira e deve aumentar ainda mais a arrecadação de fundos para ajudar vítimas do incêndio.

Publicidade

Publicidade