Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Temporada da Fórmula 1 terá 20 provas

Melbourne (Austrália), 15 mar (EFE).- O Mundial 2012 da Fórmula 1 terá início neste fim de semana com a disputa do Grande Prêmio da Austrália, a primeira das 20 corridas da temporada, e terminará no dia 25 de novembro em São Paulo, no GP do Brasil.

A principal novidade no calendário será a volta do Grande Prêmio dos Estados Unidos, que, após cinco anos fora do Mundial e após ter seus últimos GPs disputados em Indianápolis, acontecerá em Austin, no Texas, em um circuito novo, projetado pelo alemão Hermann Tilke e inspirado em Silverstone (Grã-Bretanha), Hockenheim (Alemanha) e Istanbul Park (Turquia).

Um domingo após a corrida de abertura, em Melbourne, será realizado o GP da Malásia, em Sepang e, após os testes de abril, na China e no Bahrein, o Mundial terá sua temporada europeia. Ela começará em Barcelona, no dia 13 de maio, quando o circuito de Montmeló vai receber o Grande Prêmio da Espanha. No dia 27 do mesmo mês, será a vez da tradicional prova de rua em Mônaco.

O chefão da F-1, Bernie Ecclestone, anunciou que Barcelona e Valência vão se revezar anualmente, a partir de 2013, como sede do GP da Espanha, como acontece na Alemanha com os circuitos de Hockenheim e Nurburgring.

A F-1 deixará brevemente o Velho Continente em 10 de junho, quando será disputado o GP do Canadá, em Montreal, e voltará a solo europeu duas semanas depois, quando Valência receberá o Grande Prêmio da Europa.

O ‘circo’ vai ter paradas ainda em Grã-Bretanha, Alemanha, Hungria, Bélgica e Itália antes de uma viagem pela Ásia, que começará no dia 23 de setembro em Cingapura e encerrará no dia 4 de novembro em Abu Dhabi, depois de corridas em Japão, Coreia do Sul e Índia.

Os Estados Unidos voltarão a receber um Grande Prêmio, o penúltimo da temporada, em Austin (Texas), e o encerramento ocorrerá no Brasil: São Paulo foi a cidade escolhida para fechar o Mundial, em 25 de novembro.

.

Confira o calendário de provas:.

18 mar: Grande Prêmio da Austrália, em Melbourne.

25 mar: Grande Prêmio da Malásia, em Sepang.

15 abr: Grande Prêmio da China, em Xangai.

22 abr: Grande Prêmio de Barein, em Sakhir.

13 mai: Grande Prêmio da Espanha, em Montmeló.

27 mai: Grande Prêmio de Mônaco, em Monte Carlo.

10 jun: Grande Prêmio do Canadá, em Montreal.

24 jun: Grande Prêmio da Europa, em Valencia.

08 jul: Grande Prêmio de Grã-Bretanha, em Silverstone.

22 jul: Grande Prêmio da Alemanha, em Hockenheim.

29 jul: Grande Prêmio da Hungria, em Hungaroring.

02 set: Grande Prêmio da Bélgica, em Spa-Francorchamps.

09 set: Grande Prêmio da Itália, em Monza.

23 set: Grande Prêmio de Cingapura, em Marina Bay.

07 out: Grande Prêmio do Japão, em Suzuka.

14 out: Grande Prêmio de Coreia, em Yeongam.

28 out: Grande Prêmio de Índia, em Nova Délhi.

04 nov: Grande Prêmio de Abu Dhabi, em Yas Marina.

18 nov: Grande Prêmio de EUA, em Austin.

25 nov: Grande Prêmio do Brasil, em São Paulo. EFE