Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Tampa de bueiro danifica carro da Williams e encerra treino livre em Baku

Primeiro treino para o Grande Prêmio do Azerbaijão foi cancelado para revisão da pista

A Fórmula 1, na manhã desta sexta-feira, 26, causou surpresa com uma das situações mais bizarras dos últimos anos. Uma tampa de bueiro solta danificou o carro da Williams pilotado pelo britânico George Russell e provocou o encerramento do primeiro treino livre para o GP de Baku, disputado nas ruas da capital do Azerbaijão, com pouco menos de 30 minutos de duração. O assoalho do monoposto da equipe inglesa ficou completamente comprometido pela tampa que estava levemente elevada na pista.

O incidente aconteceu quando Russell se preparava para iniciar a sua primeira volta rápida na atividade inicial desta sexta-feira para a quarta etapa da temporada de 2019 da Fórmula 1. Com apenas 10 minutos de bandeira verde, apenas os dois carros da Ferrari conseguiram registrar tempo. O monegasco Charles Leclerc ficou a volta mais rápida com 1min47s497, contra 1min49s598 do alemão Sebastian Vettel.

O episódio com a tampa de bueiro solta resultou em bandeira vermelha. A organização do GP do Azerbaijão fez mudanças em outros pontos da pista para garantir a segurança dos pilotos e recomeçar a atividade.

As cenas de pastelão seguiram com o caminhão de resgate que estava levando o carro de Russell. Ele bateu em uma passarela que passa por cima do traçado e, danificando a estrutura, o veículo jorrou óleo em cima do monoposto da Williams. Foi aí que a direção de prova decidiu encerrar precocemente o primeiro treino livre em Baku.

A segunda sessão desta sexta-feira, depois de uma completa revisão da pista por parte dos organizadores, está marcada para as 10h (de Brasília). Neste sábado, 27, o terceiro treino livre será às 7h (de Brasília) e o de classificação acontecerá às 10h. A corrida, no domingo, 28, terá início às 9h10 (de Brasília).

Técnicos retiram o carro do piloto britânico da Williams, George Russell, durante a primeira sessão de treinos, antes do Grande Prêmio do Azerbaijão, em Baku

Técnicos retiram o carro do piloto britânico da Williams, George Russell, durante a primeira sessão de treinos, antes do Grande Prêmio do Azerbaijão, em Baku (Alexander Nemenov/AFP)