Clique e assine a partir de 9,90/mês

Taiti leva título e jogará a Copa das Confederações

Por Da Redação - 10 jun 2012, 11h04

Por AE

Honiara, Ilhas Salomão – O Taiti faturou neste domingo o título da Copa das Nações da Oceania ao vencer a Nova Caledônia por 1 a 0, em Honiara, nas Ilhas Salomão, e desta forma assegurou um lugar na Copa das Confederações de 2013, que será realizada no Brasil. Além dos taitianos e dos brasileiros, anfitriões do torneio, apenas a Espanha já assegurou lugar na competição por ser a atual campeã mundial.

Com o título obtido neste domingo, o Taiti obteve um feito histórico, já que se tornou a primeira nação das ilhas do Pacífico a erguer o troféu do continente, que terá a Oceania representada pelos taitianos na Copa das Confederações, principal competição do calendário da Fifa antes da Copa do Mundo de 2014.

O gol da vitória do Taiti diante da Nova Caledônia foi marcado logo aos 11 minutos do primeiro tempo, por Steevy Chong Hué. Com o gol, o país garantiu o seu primeiro título da Copa das Nações da Oceania após ter sido derrotado em três finais do torneio, em 1973, 1980 e 1996.

Continua após a publicidade

Pouco antes da decisão deste domingo, a Nova Zelândia ficou com a terceira colocação da competição ao vencer as Ilhas Salomão, país-sede do torneio, por 4 a 3. Chris Wood, com três gols, foi o destaque deste duelo. Ele chegou a abrir 3 a 0 para o seu país já no primeiro tempo, mas os donos da casa reagirem de forma surpreendente e empataram por 3 a 3 na etapa final com um gol de Teleda e dois de Totori. Porém, nos acréscimos do tempo normal, Smeltz garantiu o triunfo da Nova Zelândia.

O neozelandeses eram tidos como principais favoritos ao título da Copa das Nações da Oceania, depois que a Austrália se filiou à Federação Asiática de Futebol, mas foram surpreendidos na semifinal ao caírem por 2 a 0 diante da Nova Caledônia.

As quatro seleções que foram à semifinal da Copa das Nações da Oceania estão classificadas para a terceira e última fase das Eliminatórias deste continente para o Mundial de 2014. Estes quatro países farão duelos em um quadrangular com jogos de ida e volta que acontecerão entre setembro deste ano e março de 2013, sendo que o vencedor desta etapa do qualificatório disputará uma repescagem contra o quarto colocado das Eliminatórias da Concacaf para definir uma vaga na Copa do Mundo que será realizada no Brasil.

Publicidade