Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Tabárez promete colocar sua experiência no futebol em favor da Unesco

Paris, 30 jan (EFE).- O técnico da seleção uruguaia, Óscar Tabárez, eleito pela Unesco ‘campeão do esporte’ em uma cerimônia em Paris, prometeu colocar sua experiência a serviço da organização, ao mesmo tempo em que se aproveitará de seu novo título para impulsionar os programas sociais que apadrinhará.

‘Estou particularmente feliz e emocionado por esta distinção’, declarou o técnico após receber o diploma das mãos da diretora geral da Unesco, Irina Bokova.

Tabárez, que apadrinhou programas de integração social em seu país através do futebol, afirmou que o prêmio pode servir para impulsioná-los.

‘Estou encantado que a Unesco possa ajudar a fazer com que estes programas avancem e que ponha seu prestígio internacional e sua experiência neles’, acrescentou.

Tabárez levou o Uruguai ao quarto lugar na Copa do Mundo de 2010 e ao título na Copa América da Argentina, no ano passado, e agora repassou alguns dos projetos que impulsiona em seu país, destinados ao máximo possível de crianças que possam praticar o futebol e compreender os valores do esporte.

Entre esses valores, segundo o treinador, estão ‘o esforço pessoal, a colocação de desafios e a superação deles, o exercício da vontade, a resistência às frustrações e o desenvolvimento do sentido esportivo, que está em saber ganhar e perder’.

Quem participou do ato foi o capitão da seleção uruguaia, Diego Lugano, do Paris Saint-Germain.

‘Tabárez foi a pessoa que transformou a maneira de viver e ver o esporte em nosso país’, afirmou o ex-zagueiro do São Paulo. EFE