Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Suzuki vai fabricar o utilitário compacto Jimny no Brasil

As chinesas Changan e Haima e a coreana SsangYong também vão produzir no país

A Suzuki anunciou nesta terça-feira o início da produção do primeiro veículo no país, o utilitário compacto Jimny, ainda não na unidade da montadora em Itumbiara (GO), cuja linha industrial está pronta, mas ainda na da Mitsubishi em Catalão (GO). Segundo o presidente da Suzuki no Brasil, Luiz Rosenfeld, a decisão de não iniciar a operação em Itumbiara faz parte da política de otimização da unidade, que necessitaria de uma escala maior. De acordo com Rosenfeld, não há prazo para que a unidade de Itumbiara inicie a operação.

Leia também:

Salão de SP mostra novidades de 18 montadoras no 1º dia

As novidades que estarão no Salão do Automóvel de São Paulo

Como chegar, o que ver e o mapa das atrações no Anhembi

Do Salão para as lojas do Brasil: quando chegam as novidades

As duas fábricas das montadoras japonesas no Brasil têm capacidade de produção de 7.000 veículos por ano. O Jimny já tem 25 unidades produzidas e, até dezembro, a produção será em escala comercial. As vendas começam em janeiro e o preço será o mesmo do modelo importado, de 54.990 reais. A meta é vender até 180 carros por mês.

SsangYong Salão do Automóvel de São Paulo 2012 SsangYong Salão do Automóvel de São Paulo 2012

SsangYong Salão do Automóvel de São Paulo 2012 (/)

Leia também:

Hyundai HB20 terá nove versões: de 32.000 a 48.000 reais

Chevrolet Onix e Hyundai HB20: eles querem desbancar o Gol

Notícias sobre lançamentos, recall, test drives e mercado

Chineses – As marcas Changan e Haima e a coreana SsangYong também anunciaram que vão produzir veículos comerciais e de passeio em uma montadora que será instalada em Linhares, no Espírito Santo. As marcas já haviam informado ao mercado a construção da unidade capixaba, mas seria apenas para montagem de veículos, dentro do processo chamado de CKD. Agora, depois da regulamentação do novo regime automotivo, válido a partir do ano que vem, as empresas asiáticas foram levadas a transformar a unidade em linha de produção de veículos.

Changan no Salão do Automóvel de São Paulo 2012 Changan no Salão do Automóvel de São Paulo 2012

Changan no Salão do Automóvel de São Paulo 2012 (/)

A Changan anunciou que vai começar a vender o Mini Benni, um compacto do tamanho do JAC J2, por 24.900 reais e o hatch CX 20, do estilo daquele jipinho Suzuki SX4, com menos equipamentos, por 34.900 reais, e o Alsvin, um sedã, por 39.900. O lançamento deve ficar para 2013.

Pela Haima, a outra chinesa, serão quatro modelos: o pequeno Haima 1, um subcompacto do tamanho do Chery QQ, o Haima 2, um hatch pequeno do tamanho do Gol, por 39.900 reais, um sedãzinho chamado haima 3, por 49.800, e o SUV haima 7, por 59.800. Eles usam tecnologia da japonesa Mazda.

(Com Agência Estado)