Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Surfista brasileiro é declarado morto após acidente no RJ

Lucas Zuch, de 27 anos, sofreu acidente na semana passada. Nesta segunda, hospital de Porto Alegre negou morte e apontou "estado de saúde grave"

(Nota atualizada às 18h40)

O surfista gaúcho Lucas Zuch, de 27 anos, sofreu um afogamento na última terça-feira, enquanto surfava na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ). No domingo, ele foi dado como morto, inclusive nas redes sociais de seu próprio projeto, Surfari. No entanto, o Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, para onde o atleta de 27 anos foi levado nesta segunda-feira, informou em boletim médico: “Seu estado de saúde é grave e, no momento, Lucas passa por uma série de exames de avaliação neurológica.”

O hospital informou que o atleta sofreu “um afogamento no dia 7 de março, no Rio de Janeiro” e foi transferido a capital gaúcha nesta manhã. Lucas foi visto boiando no mar e foi resgatado pelos bombeiros. Ele passou pelo Hospital Lourenço Jorge, no Rio, onde ficou internado em coma induzido. Em um dos boletins divulgados pelo hospital, o surfista apresentava infecção no pulmão (pneumonia) e em um dos rins.

No fim de semana, Lucas foi transferido para a Casa de Saúde São José, na zona sul do Rio, que chegou a declarar sua morte cerebral. A família, então, transferiu Lucas para o hospital de Porto Alegre, onde realizaria os trâmites finais para doação de órgãos.