Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Surfe: Mineirinho chega à decisão contra Fanning em Trestles; Medina cai na semifinal

Líder da temporada eliminou Filipe Toledo na semifinal e atual campeão perdeu para o australiano Mick Fanning. Final valerá o topo do ranking

A etapa de Trestles do Circuito Mundial de Surfe (WCT) foi reiniciada nesta sexta-feira depois de cinco dias de calmaria nas águas da Califórnia, e confirmou o ótimo momento dos surfistas brasileiros. Líder da temporada, Adriano de Souza, o Mineirinho, eliminou dois compatriotas, Wiggoly Dantas nas quartas e Filipe Toledo na semifinal, e avançou à decisão em Trestles. Atual campeão, Gabriel Medina se recuperou do início ruim de temporada e chegou às semis, mas foi derrotado pelo experiente australiano Mick Fanning em um duelo empolgante. A decisão, que deve acontecer ainda nesta sexta, valerá a liderança do circuito mundial: Mineirinho tem 34.950 pontos, seguido por Fanning, com 34.700.

Surfe: Filipe Toledo lança filme durante etapa da Califórnia

Famosa nas redes, irmã de Gabriel Medina ajuda família a faturar

Mick Fannning diz ter visto outro tubarão em seu retorno ao mar após trauma

Apesar de a Liga Mundial de Surfe (WSL) ter autorizado o andamento das baterias, o mar estava calmo, sem grandes ondas, obrigando os surfistas a apostarem nos aéreos para pontuar. Com a camisa amarela dada ao líder, Mineirinho não pegou nenhuma onda excepcional no primeiro duelo, contra Wiggoly Dantas, mas confirmou o favoritismo com vitória por 12.67 a 8.83. Na semifinal, encarou Toledo, que havia eliminado com facilidade o australiano Joel Parkinson por 16.66 a 8.90. Filipinho, de 20 anos, tentou manobras mais arriscadas, mas Mineirinho, de 28 anos, foi mais regular e venceu a apertada bateria por 15.46 por 15.27.

Atual campeão, Medina contou com a sorte para eliminar o americano Nat Young nas quartas. Seu adversário recebeu uma punição por interferência e o brasileiro venceu por 11.34 a 9.44. Na semifinal, o surfista de 21 anos cruzou com Mick Fanning, o australiano atacado por um tubarão na África do Sul e com quem Medina disputou o título do ano passado até última etapa. Fanning e Medina estavam inspirados e levantaram a torcida em Trestles com belos aéreos, mas o australiano, três vezes campeão mundial, venceu por 18.17 a 17.54. Décimo colocado na classificação geral, Medina subirá algumas posições com os pontos conquistados em Trestles.

(Da redação)