Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Surfe: Medina vence havaiano em Portugal e segue em busca do bicampeonato

Campeão mundial avançou as quartas de final em Peniche. Brasileiro Filipinho Toledo já se garantiu nas semifinais

A etapa portuguesa do Circuito Mundial de Surfe (WCT) voltou a ser realizada na manhã desta sexta-feira após dois dias de paralisação devido às condições climáticas em Peniche, com destaque para dois representantes do Brasil. O atual campeão Gabriel Medina venceu a repescagem e segue vivo na briga pelo bicampeonato. Já Filipe Toledo, o caçula entre os surfistas brasileiros avançou as semifinais. O evento foi interrompido pelas más condições climáticas, mas uma nova chamada foi marcada para as 11h45 (de Brasília).

Leia também:

Medina é campeão na França e se aproxima dos líderes

Documentário conta a história do trio brasileiro que revolucionou o surfe de ondas gigantes

Surfe: Filipe Toledo lança filme durante etapa da Califórnia

Primeiro, Medina derrotou o havaiano Keanu Asing na quinta fase (repescagem), por 9.26 a 5.30. Em seguida, no primeiro duelo de quartas de final, Filipe Toledo sofreu com o mar fraco na praia de Supertubos, não conseguiu executar como gostaria seus tradicionais aéreos, mas mesmo assim venceu a bateria contra o taitiano Michel Bourez, por 10.37 a 8.67.

Com a vitória, Toledo enfrentará nas semifinais o americano Brett Simpson, que despachou o português Frederico Morais, por 10.54 a 10.46. Já Medina terá um duelo brasileiro por um lugar nas semifinais. Ele cairá na água ao lado do potiguar Ítalo Ferreira para decidir quem enfrentará o vencedor da bateria entre o francês Jeremy Flores e o português Vasco Ribeiro. Esta será a segunda vez que Medina e Ítalo se enfrentam em Peniche, reeditando o embate pela quarta fase, no qual o campeão mundial foi derrotado e caiu para a repescagem.

Quinto colocado do ranking, Gabriel Medina assumirá a liderança caso seja campeão da etapa portuguesa. Já Filipinho, na sexta posição, subirá para o segundo posto com o título em Peniche. O líder, o australiano Mick Fanning, e o segundo colocado, o brasileiro Adriano de Souza, o Mineirinho, foram eliminados precocemente em Peniche.

(com Gazeta Press)