Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Surfe: Medina pode ser punido por desabafo após eliminação

Atual campeão mundial reclamou das regras e da organização da WSL e soltou um palavrão ao falar de seu adversário

Uma entrevista concedida pelo brasileiro Gabriel Medina logo após a sua eliminação da etapa de Gold Coast, na Austrália, desagradou à organização do Mundial de Surfe. O atual campeão discordou da punição por interferência – que acabou decidindo o seu duelo da 3ª fase contra o irlandês Glenn Hall nesta quarta-feira – e criticou a organização e as regras da World Surf League. A entidade respondeu nesta quinta-feira e até cogitou punir Medina.

Leia também:

Medina é eliminado da 1ª etapa do Circuito Mundial

Gabriel Medina é indicado ao ‘Oscar do Esporte’

Medina exibe pranchas coloridas para a temporada

Medina recebeu punição por, supostamente, ter interferido em uma tentativa de Glenn Hall de pegar uma onda no momento em que o irlandês tinha a preferência. O brasileiro negou interferência e chegou a soltar um palavrão em entrevista à WSL.

“Primeiro, foi uma chamada ruim para a competição. Esperamos dez dias, estendemos a competição por dois dias para ter ondas como essas, acho que KP (Kierren Perrow, chefe da WSL) não fez um bom trabalho. Depois, a interferência… E terceiro, da próxima vez que Glenn mandar eu me f…’, vou ensinar alguns palavrões a ele”, afirmou Medina, antes de ser interrompido pelo repórter, que não lhe devolveu o microfone.

Nesta quinta-feira, Kierren Perrow, o dirigente citado por Medina, foi duro em sua resposta à Medina. “Este é o maior palco do surfe profissional, os riscos são altos e não há falta de emoção. A entrevista após a bateria de Gabriel não teve a conduta digna de um atleta desse nível. A liga discutiu com ele e vai tomar novas medidas, se necessário”, afirmou em comunicado, dando a entender que pode haver novas punições.

A mãe de Gabriel Medina usou as redes sociais para esclarecer a situação. Com uma foto em que aparece dando um beijo na bochecha de Glen Hall, Simone Medina disse que o irlandês é muito amigo do brasileiro e que as declarações do campeão mundial foram em tom de brincadeira.

“Galera, o Glenn Hall é uma ótima pessoa, todos aqui lutam pelo mesmo objetivo, são profissionais. Tudo foi super mal interpretado na entrevista do Gabriel por conta dos idiomas, que são diferentes. E quando tiraram o microfone do Gabriel, ele ia falar que são amigos e isso acontece e aí ficou aquela coisa no meio do caminho, é super mal interpretado. Mas são amigos e vão continuar sendo”, afirmou Simone.

Quatro surfistas brasileiros seguem na disputa pela vitória na Austrália: Miguel Pupo, Wiggolly Dantas, Adriano de Souza e Filipe Toledo venceram suas baterias e estão nas quartas de finais. Como Pupo e Dantas se enfrentam, o Brasil já tem ao menos um representante garantido nas semifinais em Gold Coast.

Simone Medina posta uma imagem defendendo o filho Gabriel Medina. Segundo ela, o brasileiro é muito amigo do irlandês Glenn Hall Simone Medina posta uma imagem defendendo o filho Gabriel Medina. Segundo ela, o brasileiro é muito amigo do irlandês Glenn Hall

Simone Medina posta uma imagem defendendo o filho Gabriel Medina. Segundo ela, o brasileiro é muito amigo do irlandês Glenn Hall (/)

(da redação)