Surfe: Medina perde no fim e é vice na etapa do Taiti
Australiano Julian Wilson chegou ao título em Teahupo'o com manobra nos últimos minutos. Brasileiro subiu para a sétima colocação da WSL

O brasileiro Gabriel Medina por muito pouco não ficou com o título da etapa do Taiti do Circuito Mundial de Surfe, encerrada neste domingo na praia de Teahupo’o. Faltando apenas três minutos para o término da bateria da final, o surfista de Maresias derrotava o australiano Julian Wilson, mas viu o rival conseguir uma boa onda e obter a virada no somatório por 18,96 a 17,87.
Na decisão, já na tarde de segunda-feira no Taiti (noite de domingo no horário de Brasília), Medina começou muito bem e com duas boas manobras abriu vantagem e fez com Julian Wilson precisasse somar 17,88 para conseguir a virada. O australiano, porém, conseguiu notas 9,23 e 9,73 com dois tubos para arrancar a virada a três minutos para o fim.
Mesmo com o vice-campeonato, Gabriel Medina fez uma boa campanha no Taiti, onde costuma se dar bem – venceu em 2014, foi finalista também em 2015 e semifinalistas no ano passado. Nas quartas de final, o brasileiro conseguiu um “10 perfeito”, quando todos os cinco juízes dão nota 10 para a onda, contra o australiano Owen Wright.
Classificação – Com os 8.000 pontos conquistados no Taiti, Gabriel Medina pulou do nono para o sétimo lugar da WSL, com 29.000 pontos no total. O campeão Julian Wilson subiu de oitavo para quinto, jogando o brasileiro Adriano de Souza, o Mineirinho, para a sexta posição. A liderança agora é do sul-africano Jordy Smith, que perdeu na semifinal para Wilson, e tem 37.850 pontos. Ele é seguido pelo havaiano John John Florence (36.900) e pelo australiano Matt Wilkinson, o ex-líder (35.950).
Clique e confira a classificação completa da WSL
“É bom estar de volta ao jogo. É um bom presente para o meu pai. Agora estou de olho em Trestles”, disse Gabriel Medina logo após a bateria final, ainda na água de Teahupo’o, já pensando na próxima etapa do Circuito Mundial – a oitava de 11 da temporada -, nos Estados Unidos, de 6 a 17 de setembro.
(com Estadão Conteúdo)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.