Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Surfe: Medina avança com a melhor nota da 3ª fase em Jeffreys Bay

Líder da temporada, Mineirinho também se classificou. Já Filipe Toledo perdeu duelo brasileiro para Alejo Muniz e está fora da etapa sul-africana

A terceira fase da etapa de Jeffreys Bay, na África do Sul, foi boa para os surfistas brasileiros. O campeão mundial Gabriel Medina foi o grande destaque desta terça-feira, ao avançar com a maior nota do dia. Com aéreos espetaculares, Medina recebeu nota 19.07 e despachou o australiano Matt Wilkinson, que marcou 16.07. Líder desta temporada, Adriano de Souza, o Mineirinho, e Wiggolly Dantas também avançaram, assim como Alejo Muniz, que eliminou o compatriota Filipe Toledo em uma das baterias mais acirradas do dia.

Leia também:

Surfe: Medina, Toledo e Mineirinho vencem na repescagem e avançam

Surfe: com duas notas 10, Owen Wright é campeão em Fiji; brasileiros seguem na liderança

Filipe Toledo: o caçula do surfe quer o título

Mineirinho se manteve firme na briga pelo título ao eliminar o americano Dane Reynolds, por 13.17 a 11.90. Já Wiggolly Dantas liderou completamente a bateria contra o australiano Joel Parkinson, campeão do mundo em 2012, e venceu por 15.13 a 12.40. Na última bateria do dia, Alejo e Toledo fizeram um grande duelo, vencido pelo argentino naturalizado brasileiro por 17.83 a 17.23. Com isso, Filipe Toledo deve perder a vice-liderança do ranking para Mick Fanning ou Julian Wilson, ambos da Austrália, que seguem vivos na sexta etapa do Mundial.

O quarto round não aconteceu nesta terça por causa das ondas pequenas em Jeffreys Bay. Segundo a Liga Mundial de Surfe (WSL, na sigla em inglês), melhores condições na praia sul-africana deverão acontecer apenas no final de semana. No entanto, uma nova chamada está marcada para a madrugada da próxima quarta-feira. Abaixo, os duelos da quarta rodada, não eliminatória, da etapa sul-africana do Mundial:

Adrian Buchan (AUS) x Kai Otton (AUS) x Julian Wilson (AUS)

Nat Young (EUA) x Wiggolly Dantas (BRA) x Adriano de Souza (BRA)

Mick Fanning (AUS) x Gabriel Medina (BRA) x Kelly Slater (EUA)

Keanu Asing (HAV) x Michel Bourez (FRA) x Alejo Muniz (BRA)

(com Gazeta Press)