Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Surfe: Italo Ferreira avança e é único brasileiro na semifinal em Margaret River

Surfista potiguar de 21 anos eliminou Gabriel Medina e Kolohe Andino e agora enfrentará o havaiano Sebastian Zietz por uma vaga na decisão

A terceira etapa do Mundial de surfe, em Margaret River, na Austrália, recomeçou nesta sexta-feira depois de vários dias de interrupção por falta de ondas. Entre os brasileiros, quem se destacou foi Italo Ferreira, que chegou às semifinais pela segunda vez consecutiva. O surfista potiguar de 21 anos enfrentará o havaiano Sebastian Zietz, enquanto os australianos Joel Parkinson e Julian Wilson brigam pela outra vaga na decisão.

Italo Ferreira encarou uma maratona nesta sexta. Primeiro, perdeu na quarta fase em bateria tripla contra seu próximo adversário, Ziets, e o brasileiro Caio Ibelli. Em seguida, na respescagem, Italo venceu o compatriota Gabriel Medina, campeão mundial em 2014, em uma bateria apertada e decidida nas últimas ondas: 15,93 a 13,17. Nas quartas de final, despachou o americano Kolohe Andino por 17,96 a 12,50, com uma atuação inspirada.

Leia também:

Margaret River: tudo sobre a última parada da perna australiana

Na onda do surfe: Jadson André não vai competir em Margaret. Alejo está de volta

Tubarão assusta surfistas em Margaret River

O estreante Caio Ibelli chegou perto das semifinais. O surfista paulistano avançou às quartas de final, mas foi derrotado por Zietz por 12,50 a 9,93. Com o retorno de boas ondas, a organização pretende encerrar a etapa de Margaret River na noite desta sexta-feira no Brasil (manhã de sábado na Austrália).

O australiano Matt Wilkinson, campeão em Gold Coast e Bells Beach e já eliminado em Margaret River, lidera a classificação do Mundial. Italo Ferreira é o quinto colocado, o melhor entre os brasileiros.

Resultados desta sexta-feira em Margareth River:

5ª fase (repescagem)

Nat Young (EUA) 16,37 x Matt Wilkinson (AUS) 8,83 x

Julian Wilson (AUS) 14,17 x 10,26 Adrian Buchan (AUS)

Italo Ferreira (BRA) 15,93 x Gabriel Medina (BRA) 13,17

Caio Ibelli (BRA) 13,03 x 10,83 Jordy Smith (AFS)

Quartas de final:

Joel Parkinson (AUS) 15,83 x 14,24 Nat Young (EUA)

Julian Wilson (AUS) 18,17 x 13,10 Leonardo Fioravanti (ITA)

Italo Ferreira (BRA) 17,96 x 12,50 Kolohe Andino (EUA)

Sebastian Zietz (HAV) 12,50 x 9,93 Caio Ibelli (BRA)

Semifinais

Joel Parkinson (AUS) x Julian Wilson (AUS)

Italo Ferreira (BRA) x Sebastian Zietz (HAV)

(da redação)