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Super Bowl: a maior vitrine publicitária do mundo

Por Da Redação
5 fev 2012, 05h09

Antonio Martín Guirado.

Los Angeles (EUA), 4 fev (EFE).- Mais de 100 milhões de pessoas atentas ao jogo e quatro horas de televisão com constantes interrupções: assim é o Super Bowl, a final da Liga de Futebol Americano (NFL), uma perfeita vitrine publicitária onde um espaço de 30 segundos no ar custa US$ 3,5 milhões.

Perfeita e ao mesmo tempo arriscada. Um desses anúncios pode envolver o público e levá-lo a falar sobre o assunto durante semanas, até meses, com um efeito correspondente sobre as vendas. Mas às vezes o investimento não é rentável.

‘É uma grande aposta com um grande risco, embora sempre dependa do orçamento a ser tratado’, disse à Agência Efe Ana Matonte, diretora de publicidade da agência Arenas. ‘Investe-se uma quantia muito grande e nem sempre se recupera esse dinheiro. Mas é uma oportunidade única para expor o produto e colocá-lo na boca de todo o mundo’, acrescentou.

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Sua empresa administrou no ano passado a publicidade nos Estados Unidos da quarta edição série ‘Piratas do Caribe’, que incluiu um anúncio no Super Bowl.

‘Em geral são estreias exclusivas e todo mundo quer falar delas. Em muitos casos são o ponto de partida para muitas campanhas, e a resposta é significativa para o êxito final do produto’, disse Ana.

Nos EUA quase ninguém tem escapatória. O evento televisivo do ano é a desculpa ideal para reunir famílias, amigos e até os que não se interessam pelo esporte à frente da tv.

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A razão? Há quem goste do debate sobre qual é o anúncio mais engenhoso, que há décadas apimentam a transmissão. Isso claro, com as campanhas dispondo de cada vez mais dinheiro.

A edição de 2011, o 46ª Super Bowl, foi o programa mais visto da história nos EUA com uma audiência superior a 111 milhões de espectadores.

Ao longo do confronto deste domingo em Indianápolis, entre o New York Giants e o New England Patriots, serão vistos dezenas de anúncios de marcas de carros, bebidas, portais de internet e próximas estreias cinematográficas.

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Até agora estão confirmados anúncios de filmes como o patriótico ‘Act of Valor’, a esperada reunião de super-heróis em ‘The Avengers’, a sequencia ‘G.I. Joe 2: Retaliation’, os de ação ‘Battleship’ e ‘John Carter’ e a última comédia de Sacha Baron Cohen, ‘The Dictator’.

Enquanto isso, ‘Transformers’, um clássico dos últimos anos graças às suas três edições, estará presente com o anúncio da chegada em maio de uma nova atração dos estúdios Universal: ‘Transformers: The Ride – 3D’.

‘Estamos muito animados para apresentar nossa nova campanha durante o cobiçado Super Bowl e fazer com que as pessoas não saiam da poltrona devido ao suspense e às expectativas geradas pelos anúncios, disse Larry Kurzweil, presidente da Universal Studios Hollywood.

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Além disso, o intervalo terá um show da cantora Madonna, que interpretará quatro músicas, entre elas ‘Give Me All Your Luvin”, o primeiro single de seu novo álbum, ‘MDNA’, apresentação que contará com participações de Nicky Minaj e MIA.

A diva garante, assim, uma boa chegada ao mercado para o novo trabalho.

Sem voltar muito no tempo, o grupo The Black Eyed Peas, que se apresentou durante o intervalo do Super Bowl de 2011, teve um aumento de 332% nas vendas da música ‘Where Is the Love’ na semana posterior ao evento.

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‘Sempre acho curioso ver as loucuras que podem ser feitas’, comentou Itzel Magana, uma jovem sem interesse em futebol americano, mas que nos últimos anos vem acompanhando o evento por tudo que o cerca.

Os intervalos do Super Bowl são marcados por performances históricas. Algumas por sua qualidade, como a de Michael Jackson em 1993, e outras pela polêmica que provocaram, como a de sua irmã Janet em 2004, quando mostrou um dos seios durante sua apresentação com Justin Timberlake.

Desta vez, quem deixará parte do corpo à mostra será o jogador de futebol inglês David Beckham, participará de um anúncio de roupa íntima da empresa H&M.

Com rostos assim, quem não se animaria a dar uma olhada? EFE

mg/cs/ma

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