Clique e assine com 88% de desconto

Suíça e Gabão empatam por 1 a 1 em Newcastle e já embolam o Grupo B

Por Da Redação - 26 jul 2012, 15h13

Sem participar de Jogos Olímpicos no futebol masculino há 84 anos, a seleção da Suíça recebeu os africanos do Gabão nesta quinta-feira, no estádio Saint James Park, em Newcastle, pela abertura do Grupo B da modalidade. No primeiro jogo da chave, Coreia do Sul e México empataram por 0 a 0, e Suíça e Gabão também não conseguiram sair da igualdade, desta vez por 1 a 1.

Mahmedi, em cobrança de pênalti aos cinco minutos do primeiro tempo e Aubameyang, em falha defensiva da Suíça aos 45 da etapa inicial, definiram o placar. Mesmo com um jogador a mais desde os 32 do segundo tempo, os africanos não conseguiram mudar o resultado da partida. No próximo domingo, México e Gabão duelam às 10h30 (de Brasília), e a Suíça entra em campo às 13h15, diante da Coreia do Sul.

A Suíça não demorou a abrir o placar diante da modesta seleção do Gabão em cobrança de pênalti convertida por Mahmedi, aos cinco minutos de jogo. Após passe em profundidade do lado esquerdo do ataque, o defensor africano desviou, mas deixou a bola viva no meio da área, onde Emeghara dividiu com Ndong e sofreu a penalidade. Na primeira cobrança de Mahmedi, alguns jogadores invadiram a área e o árbitro mandou voltar. Mesmo com a feição mais nervosa, Mahmedi não se intimidou e estufou as redes de Ovono.

Mesmo em vantagem, a Suíça não diminuiu o ritmo e se manteve no campo de ataque, acuando o time africano com base da movimentação do trio ofensivo formado por Buff, Frei e Mahmedi. Do outro lado, o técnico Claude Albert Mbourounot tentava acertar a marcação de Gabão na saída de bola, mas encontrou dificuldades para criar chances ofensivas. A única oportunidade foi convertida em gol em virtude da falha da defesa européia.

Publicidade

Principal destaque da seleção do Gabão, Pierre Aubameyang, jogador do Saint Ettiene, da França, foi o responsável por igualar a partida ainda no primeiro tempo, após bela jogada de Obiang Obiang, que roubou a bola na intermediária, fintou um marcador e levantou dentro da área, onde Aubameyang se aproveitou do erro de marcação de Timm Klose para finalizar na saída de Benaglio e marcar o gol de empate aos 44 minutos.

Aos 32 minutos, em mais um erro da Suíça, o Gabão finalmente conseguiu dominar a partida. Em contra-ataque rápido, Oliver Buff invadiu a área e, ao invés de bater para o gol de Ovono, preferiu cair no chão, sem nem ter dividido a bola com Engonga. O árbitro notou a simulação e expulsou o camisa 4 da seleção européia, que jogou com um a menos e foi presa fácil para os africanos. No entanto, o time gabonês não reverteu o domínio em gols.

Publicidade