Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Suécia vence Holanda e consegue vaga direta à Euro

Por AE

Solna – A Suécia fez por merecer, nesta terça-feira, a sua classificação direta à Eurocopa. Jogando em casa – na cidade de Solna – contra a forte seleção da Holanda, que entrou em campo com uma campanha de 100% de aproveitamento, os suecos impuseram melhor ritmo de jogo, viraram o placar, e conquistaram a vitória por 3 a 2.

O resultado fez a Suécia se garantir como a melhor campanha dentre todas as equipes que ficaram com a segunda colocação de seus grupos. Como algumas chaves tinham cinco e outro seis times, o critério utilizado pela Uefa foi a soma de pontos contra os cinco primeiros colocados do grupo. Ao excluir a pontuação contra San Marino, a Suécia chegou aos 18 pontos e garantiu a décima vaga direta à competição que será jogada no ano que vem na Ucrânia e na Polônia.

Aos 14 minutos, Kallstrom colocou a Suécia à frente do placar, mas a Holanda conseguiu a virada em gols de Huntelaar e Kuyt. Dois minutos depois, aos 7 do segundo tempo, os suecos chegaram ao empate. Larsson marcou de pênalti. No minuto seguinte, Toivonen fez o gol da classificação.

O Grupo E, assim, acabou com a Holanda em primeiro, com 27 pontos, seguida pela Suécia, com 19. Na sequência, Hungria, com 19, e Finlândia, com nove. Huntelaar, atacante do Schalke 04 e da Holanda, fechou as Eliminatórias como artilheiro da competição, com 11 gols.